Guarda: «Que ensino queremos para os nossos alunos?», D. Manuel Felício

Bispo da Guarda desafiou alunos a inscreverem-se na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

D. Manuel Felício convidou hoje, pais, alunos e educadores, a refletir “sobre o tipo de ensino que queremos” para as futuras gerações.

“É este também o momento indicado para responder à pergunta sobre o que pretende esta disciplina no conjunto curricular das nossas escolas. A resposta depende do que se espera do ensino nelas praticado enquanto tal. Queremos um ensino focado exclusivamente em treinar o aluno para um futuro desempenho profissional eficaz?”, questionou.

Numa altura em que estão abertas as matrículas nas escolas estatais do ensino básico e secundário, o prelado desafiou os alunos a optarem pela “disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)” considerando que esta “vai para além do ensinar e se colocar do lado do educar”.

“Educar, como sabemos, é mais do que ensinar. Esta disciplina coloca-se do lado do educar, ajudando os nossos adolescentes e jovens a fazerem boas escolhas e a comprometerem-se com elas até às últimas consequências”, afirmou na coluna de opinião que assina no jornal eletrónico ‘A Guarda’.

D. Manuel Felício considera que “se queremos que o ensino contribua para o aluno definir o melhor possível o seu projeto pessoal de vida em função de valores fundamentais e decisivos para todos e para o bem da sociedade enquanto tal” então “a EMRC está do lado deles”, considerou.

Educris|22.05.2021

Imagem: Arquivo Educris

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades