Viseu: «Vitamina EMRC» anima alunos e comunidades educativas

Campanha de solidariedade, encontros online e testemunhos em iniciativa inédita

«Vitamina EMRC» é a proposta que o Secretariado da Educação Cristã (SDEC) da Diocese de Viseu faz a todos os docentes e alunos de Educação Moral e Religiosa Católica da diocese beirã e que decorre de 3 a 8 de maio de 2021.

“Pensámos esta atividade interativa para todos os alunos das diferentes escolas, e na vitalidade da disciplina de EMRC no espaço da escola. É um tempo de unidade e partilha dos alunos de EMRC, sob a forma de «Vitamina EMRC”, revela Abel Dias, responsável pelo SDEC.

Num ano marcado “pela pandemia” o responsável lamenta os “diversos condicionamentos na realização de algumas das dinâmicas e atividades a que habituamos os alunos e demais comunidade escolar”.

“A «Vitamina EMRC» tem em conta a quantidade de vitaminas (valores) que a disciplina de EMRC pode disponibilizar aos seus alunos para tornar o coração de cada um mais alegre, fraterno, próximo e coerente”, revela.

Partindo do “programa da disciplina” a iniciativa quer “que ao longo da semana os alunos, e a comunidade escolar, se fortaleça com as vitaminas ‘A’ de alegria, ‘P’ de partilha, ‘E’ de entusiasmo, ‘D’ de diálogo e ‘S’ de solidariedade”.

Uma resposta solidária ao Sudão do Sul

Ao longo da semana a «Vitamina EMRC» dinamiza, em contexto escolar, a Campanha Solidária do Hospital do Sudão em articulação com a Missionária Comboniana Joana Carneiro, médica em missão no Sudão do Sul.

“Pretendemos angariar recursos financeiros para a compra de medicamentos e material de uso médico. Para isso, teremos disponíveis uns lápis que os alunos serão convidados a vender”, aponta Abel Dias.

A iniciativa termina no dia 8 de maio, pelas 21h00, com “testemunhos, momentos musicais, uma breve oração e a divulgação da Campanha Solidária do Hospital do Sudão, e poderá ser acompanhado online na página do SDEC na rede Youtube.

Educris|29.04.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades