Viana de Castelo: «Educação para a Ética das Virtudes» é tema de formação

Iniciativa decorre online dirige-se a professores do grupo 290

«Educação para a Ética das Virtudes – Haverá um caminho de felicidade pessoal?» é o tema da formação que o Secretariado Diocesano da Educação Moral e Religiosa (SDER) de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Estudos de Bioética, promove, a 9 de abril, pelas 20h30, na plataforma Zoom.

Lígia Pereira, responsável pelo SDER de Viana do Castelo justifica a ação formativa com a necessidade de prática dos docentes em refletirem e analisarem “uma ética das virtudes”.

“A ética das virtudes surge no nosso desempenho docente como uma necessidade. Deparámo-nos com situações em que sentimos necessidade de enfatizar virtudes da mente, caráter e senso de honestidade”.

Para a responsável a história cristã foi sempre “marcada pelo diálogo com a filosofia” e a atualidade necessita d argumentos válidos que ajudem a discutir “a natureza e a definição de virtudes”.

“Não queremos com isto trazer Aristóteles sozinho para as nossas aulas, mas reconhecemos que com a ajuda da ética das virtudes conseguimos discutir a natureza e a definição de virtudes, os outros problemas relacionados que enfocam as consequências da ação”.

O estudo e aprofundamento da “ética das virtudes” permite aos docentes “uma melhor entrada da interpretação religiosa e ético-moral na aprendizagem dos nossos alunos, bem como, a prepará-los com uma sólida base para o diálogo intercultural/inter-religioso”, desenvolve.

A ação formativa, inicialmente pensada para os docentes de EMRC que lecionam nas escolas da Diocese de Viana do Castelo, encontra-se aberta a todos os professores da disciplina interessados e vai ser orientada pelo padre Gonçalo Portocarrero de Almada.

Para participar os interessados devem enviar um email para o SDER de Viana do Castelo [[email protected]]

Educris|11.03.2021

Imagem: Unsplash.com



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades