Vila Real: Disciplina de EMRC com sessão online sobre a «Família Durão»

 

Obra literária serve de mote a sessão online com alunos e famílias do quinto ano de escolaridade

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Dr. Bento Cruz, em Montalegre, realiza, no próximo dia 2 de março, pelas 21h00, através da plataforma TEAMS, uma sessão com todas as turmas do 5º ano sob orientação da autora da obra literária «A Família Durão”, Elsa Marisa da Silva Almeida.

“Esta é uma atividade, integrada na ‘Unidade Letiva 3 – A Família’, promovida para os nossos alunos do 5.º ano de escolaridade e as suas famílias e que em contexto de pandemia ganha uma relevância superior”, explica Paulo Magalhães, docente de EMRC.

Neste agrupamento de escolas, como em tantos outros do país, o ensino à distância permite ir “realizando algumas aprendizagens”, mas perder-se “o essencial do processo ensino-aprendizagem”.

“Por mais fantásticos que sejam as propostas ou as tarefas a sala de aula, o contacto pessoal e a empatia que aí se gera, fundamental para o aprender, não estão presentes nas plataformas online”, lamenta o docente.

Num agrupamento com “três professores de EMRC”  e onde a presença da disciplina é significativa, o professor mostra-se esperançado por “voltar ao presencial a breve prazo” para “podermos estar e aprender em conjunto”.

“Em todas as disciplinas, mas na nossa muito concretamente, a dinâmica da aula é fundamental. No online os alunos retraem-se e, não poucas vezes, os aparelhos tecnológicos mostram-se obsoletos para as diferentes dinâmicas”, considera.

A atividade dinamizada pela EMRC, em parceria com a Biblioteca Escola, faz parte do plano anual de atividades e tem continuidade durante toda a semana nas casas de cada família que participe.

“Queremos, a partir do programa de EMRC para 5º ano, que aborda a evolução do conceito de família, as suas tipologias e os seus valores, dotar as famílias de ferramentas de reflexão e diálogo nesta época marcada por tantas dificuldades”, conclui Paulo Magalhães.

O Agrupamento de escolas Dr. Bento Cruz conta com cerca de seis centenas de alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade.

A Família Durão – Sinopse

A família Durão é uma família como muitas: tudo parece normal e vive-se razoavelmente, mas há uma regra – secreta – que impõe uma proibição: lá em casa ninguém pode exprimir emoção! Sempre que alguém sente alguma coisa tem duas soluções: deitar fora ou engolir. Mas nunca pode partilhar ou sequer deixar transparecer. Chorar não é permitido; rir só dentro do tom; dar um beijo só em dias de festa e abraçar só na imaginação. Em tudo, o mais importante é a compostura. Acontece que… a determinada altura, metem-nos numa estranha aventura.

As autoras

Ana Luísa Oliveira – Ana Oliveira Ilustração

Nasceu no verão de 1988 e é natural da Trofa. Licenciou-se em Arquitetura na Universidade do Porto, em 2011, e completou a formação em Ballet Clássico. Trabalhou como arquiteta durante dois anos, mas cedo percebeu que tinha de dedicar-se ao que a apaixona: o desenho e a dança.

Vive no Porto, onde exerce a sua atividade como ilustradora, e é professora de Ballet, na Trofa e em Vila Nova de Famalicão. Expõe com regularidade e conta já com várias obras publicadas.

Elsa Marisa da Silva Almeida

Nasceu em dezembro de 1982, em Carregosa. É de Vale de Cambra. Vive, atualmente, em Vila Nova de Gaia. Apaixonada pela Teologia. Professora de coração. Escritora por conspiração! É cristã. Adora futebol, música, cinema, livros, fotografia, culinária e conversa da boa! É portista, por bênção! Gosta de pessoas. Muito! Diverte-se, profundamente, enquanto escreve estórias. Depois de “Um coração XXL”, chegou-lhe “A Família Durão” – a sua segunda estória editada.

 

Educris|26.02.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades