Porto: Professores em formação sobre «Acolhimento» e «conversão Ecológica»

Encontro online realiza-se este sábado, dia 27 de fevereiro

«A EMRC educa para o acolhimento» é o tema da formação que o Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) do Porto organiza este sábado numa edição online.

“Esta formação propõem-se trabalhar o ‘reconhecer’ o ser humano como um ser em situação e um ser em relação”, explica ao EDUCRIS António Madureira, diretor do SDEIE.

No presente ano letivo o plano anual do secretariado diocesano desafiou s docentes ao projeto «Crescer na Consciência do Cuidado da Casa Comum: dá cá mais 5 c’s».

“Esta formação aparece como consequência natural do nosso Plano Anual de Atividades desafiámos os docentes a propor atividades nas escolas da região que visem o crescimento da consciência do cuidado da Casa comum, procurando articulações interdisciplinares e projetos diversos das realidades educativas”, lembra o responsável.

Neste contexto “a consciência de uma origem comum, de uma recíproca pertença e de um futuro partilhado por todos” leva o SDEIE a apostar em formações “que ajudem a aprofundar as motivações e as convicções”, pois “precisamos de docentes que sejam motores aceleradores da ‘conversão’ ecológica”.

O programa inicia-se pelas 9h30 com o tema «A JMJ como estratégia de transformação do mundo», numa palestra a cargo do padre André Machado, diretor adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude. Segue-se Eduardo Viterbo, diretora do Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo que reflete sobre o tema «Acolher quem chega … à luz da Laudato Si’». Júlia Duro, da equipa do Laboratório da Fé, apresenta o tema «As APPS ao serviço do texto Bíblico».

Os interessados, docentes de EMRC, podem solicitar participação na formação, a através do email do SDEIE disponível AQUI

Educris|25.01.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades