Guarda: «Atreve-te, cuida e constrói» é o mote da EMRC na diocese

Secretariado promove iniciativas com recurso ao digital e abrangem alunos e professores

O Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar (DDRE) da Diocese da Guarda te vindo a promover diversas iniciativas, para alunos e professores, apesar da situação pandémica que atinge o país.

“Mesmo neste contexto atual que vivemos, atípico e cheio de desafios, pnão podemos ficar indiferentes às necessidades daqueles que connosco fazem o mundo ser mais fraterno”, sustenta Cristina Brito do DDRE.

A partir do tema «EMRC: Atreve-te, cuida e constrói a C@sa Comum» a organização diocesana tem promovido “algumas dinâmicas para que a disciplina possa continuar a dar o seu contributo na educação para os valores, na formação integral dos nossos alunos”.

Num ano em que se assinala o quinto aniversário da encíclica Laudato Si’, a proposta passa por “um concurso cujo tema é transversal às diferentes unidades letivas que constam do nosso programa curricular e tem várias modalidades de participação, direcionadas para os diferentes anos de escolaridade”, revela.

A iniciativa pretende “estimular a produção de trabalhos em várias categorias como o “desenho, a fotografia, expressão escrita e vídeo”.

As propostas vão ser recebidas pelos DDRE até final deste mês de janeiro.

Formação de professores em ferramentas digitais

Em contacto pandémico, e em parceria com o Centro de Formação do Agrupamento de Escolas - Guarda 1, o departamento diocesano desenvolve a oficina de formação sobre a temática: «As Ferramentas Digitais na Didática de EMRC» com a orientação de Nuno Oliveira. Nela participam 37 docentes, provenientes das dioceses da Guarda, Viseu, Lisboa, Leiria-Fátima; Vila Real.

“Neste momento, está a funcionar uma primeira turma até ao Carnaval e logo após, irá começar a segunda”.

Olimpíadas Interativas de EMRC

Para o 3º período o DDER prepara já “as Olimpíadas interativas de EMRC”, com o objetivo de “mobilizar os alunos dos 2º,3º ciclos e ensino secundário, para a valorização das aprendizagens realizadas nesta disciplina”, explica a responsável.

Educris|25.01.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades