Media: Novos recursos digitais para o apoio à docência de EMRC

Recursos centram-se no domínio «Cultura cristã e visão cristã da vida» da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica 

O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) disponibiliza um conjunto de recursos digitais como propostas de apoio à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Os tempos que vivemos, entre muitos outros nobres desafios, afirmam um permanente apelo a que cada um e todos evidenciemos o melhor que somos e temos, em espírito de fraternidade, comunhão e compromisso.

Estes recursos são fruto do serviço e dedicação da equipa nacional de professores destacados pelo SNEC para apoio à EMRC, bem como de parcerias promotoras de ações que reafirmam um caminho comum, por onde todos podemos caminhar no cuidado para que realmente ninguém fique desamparado. O enquadramento no programa destes subsídios, permite-nos identificar o objetivo subjacente a este trabalho, ou seja, são propostas focadas maioritariamente nas metas do domínio “Cultura cristã e visão cristã da vida”.

Num ambiente de permanente instabilidade decorrente da pandemia, com graves implicações nas relações humanas, planificações, atividade letiva, etc. apresentam-se estes recursos como contributo, antes de mais, para melhor servir os objetivos da disciplina junto dos alunos e suas famílias, a que acresce o auxílio na gestão do tempo e das múltiplas tarefas dos professores, especialmente em regime de ensino misto e/ou à distância.

Fica mais enriquecida a possibilidade de escolha dos professores, que, aos mais de 130 recursos disponibilizados no primeiro período de confinamento, veem somado mais este conjunto de  recursos, entre vídeos e jogos didáticos. O SNEC continuará este trabalho de apoio com futura disponibilização de recursos de outras unidades letivas dos diferentes anos e ciclos.

É da concretização de ações construtivas que a esperança ganha alento e impele para a transformação e a progressão do melhor que somos. Continuaremos neste compromisso de comunhão e serviço. Bom trabalho!

 

RECURSOS:

1.º Ciclo

1ºANO: UL1 - Ter um coração bondoso (Vídeo)

2ºANO

UL1 - O Tesouro da Amizade

O tesouro da Amizade (PDF)

Vídeo

Jogo

Tutorial PDF para acesso ao jogo

 

3ºANO:

UL1 - A dignidade das crianças

Vídeo

Jogos

Tutorial PDF para acesso ao jogo

 

2º Ciclo

UL2_Jesus de Nazaré_ PPT

Tutorial

3.º Ciclo

7ºANO: UL1 - As Origens

Vídeo

Atividade

7ºANO: UL1 - Cântico das Criaturas

Tutorial

Secundário

Ensino Regular

UL 4_ Civilização do Amor (vídeo)

Ensino secundário profissional

«M3 - Cristianismo e vida em sociedade»

 

 

Educris|22.01.2021  



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades