Braga acolhe VII Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos de Religião

Iniciativa realiza-se de 27 a 29 de janeiro

«Religião, Mobilidade e Cidadania» é o tema do VII Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos de Religião que se realiza este ano em Braga.

A iniciativa, que reúne especialistas na área dos estudos de Religião de Brasil e Portugal, reflete sobre o papel e o lugar do fenómeno religioso nas sociedades pós-modernas em constante mutação.

A sessão de abertura, a 27 de janeiro, conta com a intervenção de Luis Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica, a partir das 8h00. Segue-se «Religião, Mobilidade e Território: Urbanização e Metropolização», um painel que conta com João Passos, da Universidade de São Paulo e Helena Vilaça, docente na Universidade do Porto. da parte da tarde Paolo Parise, da Universidade Urbaniana e Carlos Morais, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) analisam o tema «Religiões, Fronteiras e Hospitalidade.

A 28 de janeiro destaque para o painel «Religião e Cidadania: Entre o Particularismo e o Universalismo», a partir das 11h00 e para a análise de Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da UCP, e Eulálio Figueira, da Universidade de São Paulo, que apresentam o tema «Identidades Religiosas e Transnacionalidade».

No último dia da iniciativa, 29 de janeiro, o Simpósio inicia-se com Alfredo Teixeira, da UCP, e Everton Miraldi, da Universidade de São Paulo, para uma análise acerca das «Práticas Culturais em Contexto de Diversificação Religiosa». A palestra de encerramento dos trabalhos está agendada para as 16h00 a cargo de Edin Abumanssur, da universidade de São Paulo.

Os interessados podem inscrever-se para assistir presencialmente ou à distância no formulário online criado pela organização para o efeito.

Educris|07.01.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades