Educação: EMRC desafia alunos a conhecer as Jornadas Mundiais da Juventude

Proposta para o segundo ano da iniciativa abrange todos os alunos do terceiro ciclo e Secundário inscritos em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

“Perante a realização das Jornadas Mundiais da Juventude, que Lisboa acolhe em 2023, quisemos dar o nosso contributo. Desejamos que os nossos alunos tenham um conhecimento mais aprofundado da realidade que este evento representa e traz para Portugal”, afirma o professor António Cordeiro, coordenador nacional da disciplina no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

A ideia dos responsáveis da EMRC, neste segundo ano de proposta pedagógica, passa “por dar a conhecer o que são as JMJ, a sua história e os vários temas já abordados” na iniciativa que reúne jovens de todo o mundo.

Neste ano letivo de 2020-2021 e 2021-2022, a EMRC propõe, aos alunos do 3º ciclo, “a abordagem da mensagem de algumas das JMJ e que desafios lançaram aos jovens naquela altura”.

“À semelhança da proposta apresentada para o ano letivo anterior, a organização do roteiro sugerido não reveste a forma usual de uma planificação, mas sim a de um esquema operacionalizador das abordagens pretendidas, a partir do qual cada docente organizará a respetiva lecionação em atenção ao contexto específico dos seus alunos”, revela o responsável.

Para o ensino secundário as “duas aulas preparadas” desafiam os jovens a “uma atitude interventiva, positiva e transformadora na comunidade, através do voluntariado”.

“Com este incentivo pretende-se contribuir não apenas para uma compreensão mais aprofundada do que são o Bem Comum e a Fraternidade Universal, mas também para o desenvolvimento das competências necessárias à vivência destes valores na vida coletiva do quotidiano”, afirma António Cordeiro.

Para o responsável da EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) as “abordagens enunciadas visam ainda ser um contributo para as respostas aos desafios do Papa Francisco expressos nas Encíclicas «Laudato Si’» e «Fratelli Tutti»”.

 

Propostas do 3º CICLO AQUI

Propostas do Ensino Secundário AQUI

 

Educris|31.12.2020



Recursos:
Padlet: Tutorial (formato PDF):Download Documento
Tutorial de Apoio às Aulas JMJ:Download Documento
JMJ: Secundário - 2º Ano:Download Documento
Anexo 2: JMJ Secundário 2ºano:Download Documento
Anexo 3: JMJ Secundário 2ºano:Download Documento
«Ser Voluntário»:Download Documento
Anexo 1: Proposta de Planificação de projeto de intervenção - professor:Download Documento
Anexo 2: Proposta de Grelha de planificação de projeto de intervenção - alunos:Download Documento
Anexo 5: Infográfico sobre «Obras de Misericórdia»:Download Documento
Ensino Secundário: Anexo 1:Download Documento
Proposta para o 3º Ciclo (Word):Download Documento
Proposta para o 3º Ciclo (PDF):Download Documento
Propostas para o Ensino Secundário (word):Download Documento
Proposta para o Ensino Secundário (PDF):Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades