JNC2020: Educar para a fé é «desafio e oportunidade», Sónia Neves

Jornadas Nacionais de Catequistas terminaram com testemunho de uma família “que educa para a fé”

«A nossa família educa para a fé» foi o tema que o casal Sónia e José trouxeram à reflexão dos catequistas no último dia das Jornadas Nacionais que decorreram online.

Num tom intimista e pessoal Sónia Neves apresentou a história de vida do casal, desde a adolescência passada entre Aveiro, a Sónia, e Lisboa, o José, e deu conta de que “o crisma foi um marco para ambos no seu discernimento do caminho da fé.

“Quando fizemos o crisma apercebemo-nos que isto de ser ‘adulto na fé’ não era apenas um diploma, mas trazia consigo exigências no modo como queríamos estar e ser Igreja”.

Para Sónia Neves este momento “foi crucial” e serviu “de carimbo vivenciado e que nos empurra para outra missão”.

Catequistas desde o crisma o agora casal teve caminhos diferenciados que se cruzaram “no caminho de Santiago de Compostela”.

“Eu com um grupo de Aveiro e o José com um grupo de Lisboa bem longe de pensar que um dia peregrinaríamos juntos na vida”.

O aparecimento dos filhos “mudou a nossa perspetiva sobre muitas cisas”.

“Costumamos achar que o casamento é o nosso grande desafio. Só percebemos esta centralidade do Amor de Deus quando fomos pais”.

“Quando recebemos um bebé nos braços surgem os medos, as angústias. Um misto difícil de levar até ao amor. É um caminho de aprendizagem que se vai personalizando nos filhos”, explicou.

Com família que educa para a fé Sónia Neves destacou o “colocar Deus no centro” como um desafio diário da família, “um desafio para a sociedade, um problema para amigos que não partilham da mesma fé mas uma oportunidade”, numa lógica de caminho de felicidade.

Com dois filhos, de 7 e 3 anos, Sónia Neves destacou a importância “da família alargada com os pais e os padrinhos” que funcionam como autênticas “parcerias para a educação da fé”.

O testemunho da família Neves terminou com uma oração que integrou as três gerações da família.

Mais de 5000 catequistas participaram nas Jornadas de Catequistas

O digital, com ganhos perdas, fez chegar as Jornadas Nacionais de mais de cinco mil catequistas em todo o país.

Cerca de 1100 catequistas participaram na totalidade das sessões que decorreram via Zoom. Em direto, no canal da educação cristã no youtube, as Jornadas Nacionais de Catequistas foram acompanhadas por mais de 3500 pessoas.

As videoconferências estão já disponíveis no canal EDUCRIS no Youtube e no Facebook bem como no portal Educris.

Educris|27.10.2020



Recursos:
JNC2020: «A Nossa Família educa para a Fé» :


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades