Leiria-Fátima: Catequese apresenta plano para novo ano pastoral

Serviço diocesano aposta na formação de agentes e na centralidade da Eucaristia

Foi hoje apresentado, "em clima de incerteza", o plano e o programa de ação para a catequese da diocese de Leiria-Fátima. Sob o tema diocesano «Palavra, Comunidade e Eucaristia» o Serviço Diocesano da Catequese (SDC) pretende ajudar a "redescobrir a Eucaristia como encontro com Cristo e fonte de vida cristã", através da promoção do "sentido comunitário" que brota "da liturgia"numa época de incerteza provocada pela pandemia.

"No atual contexto de pandemia, marcado por incertezas, preparámos um plano que acenta no documento do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) «Orientações para a catequese em tempo de pandemia» e que vai ao encontro das paróquias  com o objetivo de as ajudar na tarefa de coordenar a catequese neste tempo de pandemia, propondo-se também tomar a iniciativa de buscar caminhos e soluções, resistindo à tentação da imobilidade", lê-se no documento agora tornado público.

O SDC assume o desafio de "incentivar as paróquias e os catequistas para a tarefa da catequese, compreendendo que estes tempos 'novos' poderão ser também tempos oportunos para reencontrar a sua identidade e missão".

Para o próximo ano pastoral o organismo diocesano dá conta do necessário "acolhimento do novo Diretório para a Catequese, elaborado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da nova Evangelização" e que vai ser "objeto de estudo e aprofundamento ao longo do ano" e pela proposta de formação inicial dos agentes catequéticos «Ser Catequista».

"Queremos aprofundar esta formação com os catequistas formadores para que possam propor depois às paróquias", revela a missiva.

Projeto «Sayes, aprender a dizer sim» e a centralidade da eucaristia e da liturgia são três dos destaques para o novo ano catequético.

"Na diocese de Leiria-Fátima, iniciamos um biénio dedicado à Eucaristia com o tema «Eucaristia, Comunidade Cristã e Missão». Este biénio vem desafiar a catequese na concretização da sua missão de 'iniciar à celebração do Mistério', uma das suas tarefas essenciais, tal como vem expresso no novo Diretório para a Catequese".

 



Recursos:
Orientações para a Catequese em Pandemia:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades