O que é a Catequese Intergeracional?

Para que um projeto seja intergeracional, não basta reunir pessoas de várias gerações no mesmo local. Neste caso, podemos, em todo o caso, dizer que se trata de uma atividade ou de uma proposta “multigeracional". Um projeto é intergeracional quando promove inter-relações, trocas recíprocas entre pessoas de diferentes idades ou gerações.

Diferentes lugares e métodos diferentes de trocas intergeracionais

A família sempre foi, e ainda é, o primeiro lugar nas relações intergeracionais. Mesmo no passado, quando as relações de transmissão e autoridade eram mais orientadas numa direção, do mais antigo para o mais novo, as relações de troca e reciprocidade estavam sempre presentes nos laços de afeto, na ajuda mútua ou na solidariedade que se vivia entre as gerações.

Atualmente, as figuras da família são mais diversas e mais móveis, numa sociedade que muda muito rapidamente e onde as fronteiras entre gerações se tornam mais fluidas. Isto promove uma maior diversidade nas relações intergeracionais, que vão além da família e se estendem a vários grupos ou redes sociais. Não é incomum que as gerações mais velhas aprendam ou precisem de ajuda de pessoas mais jovens em vários campos, para os quais estes são mais qualificados ou experientes. A transmissão não ocorre mais numa única direção e abre a possibilidade de aprendizagens em qualquer idade, no contato com as pessoas de várias gerações. De facto, a evolução tecnológica é tão rápida que algumas aprendizagens são feitas simultaneamente por diferentes gerações! Além disso, com o envelhecimento da população, descobrimos a dimensão intergeracional do cuidado a ser prestado aos mais vulneráveis ??...

Neste contexto, as trocas intergeracionais afetam não apenas as relações emocionais e sociais, mas também o desenvolvimento de vários conhecimentos e habilidades, bem como a assistência e o cuidado prestado às pessoas mais fracas ou menos autónomas, independentemente da idade.

Suzanne Desrochers, assistente do diretor
Serviço de Catequese do Quebec, Canadá
Tradução Educris
 

01.07.2020



Recursos:
JNC: A Catequese Intergeracional:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades