Diretório2020: «Uma resposta à mudança cultural», D. António Moiteiro (C\áudio)

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) destaca importância “das intuições deste tempo” para a missão da catequese

“Neste Diretório para a Catequese estão as intuições que a Igreja está a viver fruto do pontificado do papa Francisco”, afirmou em declarações à Agência Ecclesia no final da apresentação no documento que hoje aconteceu no Vaticano.

Para D. António Moiteiro o novo documento realça, como prioridade para o setor a dimensão do «querigma», o “despertar da fé” perante uma “transmissão que foi alterada nos últimos anos”.

“Nós entendíamos o processo evangelizador partindo de um primeiro anúncio feito; depois vinha o aprofundamento, a que nós chamamos a catequese, o catecumenado – para os adultos ou os mais novos. Depois vinha o que nós chamávamos a ação pastoral, a vida das comunidades cristãs. A secularização da Europa mudou completamente esta forma de agir e de pensar”, sustenta.

O prelado lembrou a importância que “o primeiro anúncio” tem tido central no pontificado do Papa Francisco numa altura em que “quer os pais, quer a família, já não contribuem para a transmissão da fé”.

Numa época atípica e de reinvenção do anúncio o bispo de Aveiro considerou ser essencial dar “atenção ao digital” onde não “podemos deixar de estar presentes”.

Este ritmo de vida deu-nos a experiência que não podemos deixar de lado o online. Por exemplo, nós apresentámos as catequeses para o período de maior confinamento, por anos. Tiveram muita visibilidade, [NDR: mais de meio milhão de visualizações] houve muita gente que viu, que participou, e eu penso que não podemos desperdiçar isto”, assinala.

Para o futuro o presidente da CEECDF prometeu “aprofundar estas relações entre catequese e família” bem como as dinâmicas presenciais e online para a catequese”.

Numa época de incerteza D. António Moiteiro destaca a importância de aprofundar “a relação entre as famílias e a catequese” com “destaque para o papel dos avós”.

“Hoje, quem está a ser o educador da fé dos mais novos, no fundo, são os avós. Até pelas condições de vida, têm mais tempo para estar com os netos, estão mais próximos deles, e são os que transmitem a fé aos seus netos”, lembrou recordando o Papa Francisco.

Em Portugal o novo documento orientador da Catequese vai ser editado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, com apresentação da obra nas Jornadas Nacionais de Catequistas no próximo mês de outubro.

Educris|25.06.2020



Recursos:
D. António Moiteiro comenta novo Diretório para a Catequese

var num = "1"; var audio = "d_antonio_diretorio_200625074356.mp3"; var cr_path_audios = "/v3/centrorecursos/documentos/audios/"; var flashvars = { "file": "" + cr_path_audios + audio, "image": "documentos/imgs/diretorio_200625074356.jpg", //"playlistfile": "/v3/playlist_recurso.php?a=2982", "controlbar": "bottom", "autostart": "false", //"playlist": "bottom", //"playlistsize": "200", "skin": "/v3/swfs/modieus.zip" }; var params = { "allowfullscreen": "true", "allowscriptaccess": "always", "wmode": "opaque" }; var attributes = { "id": "audioplayer"+num, "name": "audioplayer"+num, "class": "ecraaudio" }; //swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "131", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "30", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); $(".toggle_container").hide(); */ ?>

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades