Porto: «Tesouro da Esperança», para a Catequese

Catequese do Porto disponibiliza novos recursos para a proposta «Tesouro da Esperança»

«Tesouro» o tema global da mais recente proposta do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC), Porto,que contempla «o tesouro da esperança» e o «tesouro dos afetos».

Os novos recursos, disponíveis em anexo, vem ao encontro "do desafio que estes tempos de confinamento social representam para a Igreja e para a catequese", afirma Isabel Oliveira, diretora do SDEC.

"Estes tempos de confinamento representam para a Igreja e para os catequistas, enviados pela comunidade, a oportunidade de reforçar laços com as famílias, de recriar o processo catequético e de oferecer, às mesmas, a possibilidade de aprofundarem a sua identidade e missão como «Igreja doméstica»".

Para a responsável da Catequese no Porto é fundamental "recriar a catequese para que ela possa vir a ser uma catequese familiar, intergeracional em que a família assuma o seu papel e a sua responsabilidade no ato catequética".

Assim o projeto «tesouro da esperança» apresenta-se como "uma proposta que pretende oferece-se às famílias a possibilidade de acolher, cada dia, uma frase retirada da Palavra, da Bíblia para alimentar espiritualmente o seu dia com uma frase da Palavra de Deus, retirada da Bíblia".

O SDEC espera que "seja um momento para acolher o Deus que vem ao encontro da família, lLhe dá o seu amor e a faz forte para enfrentar os desafios da vida".

A segunda proposta, o «tesouro dos afetos», disponibiliza às famílias, de quinze em quinze dias, "pequenas propostas para que, cada um, surpreenda os outros membros da família com um gesto, uma prenda, uma ajuda especial".

"Precisamos dos cuidar os laços familiares num tempo de confinamento e incertezas que dificulta o natural fluir das relações humanas", lê-se no comunicado do SDEC a que o Educris teve acesso.

Para além destas duas propostas para a família o SDEC convida os catequistas da diocese a divulgarem e participarem com os seus catequizandos no programa «Catequese em nossa Casa» que vai para o ar todos os dias, exceto Domingos, no canal Youtube do Educris.

Para ajudar os catequistas o SDEC criou "três grupos no Facebook para proporcionar um espaço de partilha de materiais, experiências e testemunhos de catequistas, dos catequizandos e das famílias".

Educris|12.05.2020



Recursos:
Tesouro da Esperança -SDEC:Download Documento
O Tesouro da Esperança:Download Documento
Acompanhar a Catequese em Casa 2020:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades