«A vocação não é só para os padres e freiras», D. Nuno Almeida (C\vídeo)

Bispo auxiliar de Braga desafiou mais novos a questionarem-se sobre o “para que” e  “para quem” de cada vida em novo «Catequese com o Bispo Nuno»

Em semana de oração pelas Vocações o «Catequese com o Bispo Nuno» abordou o tema da «Vocação» e a importância do discernimento para “definir os tempos e espaços da resposta de cada um à voz de Deus”.

“Hoje ainda persiste, infelizmente, a ideia de que a palavra ‘vocação’ é apenas dirigida aos padres, freiras ou consagrados”, afirmou.

D. Nuno Almeida convidou os catequizandos a perceber a vocação como “a busca do propósito de vida” numa dinâmica constante e nunca terminada.

“Trata-se de nos sentirmos interpelado para uma missão. Implica a resposta a duas perguntas: eu vivo para que? Eu vivo para quem?”, explicitou. ´

Ao longo da catequese, e fazendo eco da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Vocações, o prelado sustentou que “Deus chama a todos, e a todos de maneira diferente”.

“Deus fala-nos através de quem nos provoca. Para alguns através de uma canção.  A mim, por exemplo, ajudaram-me muito as canções do padre Zezinho, que me provocou”, disse em jeito de confidência.

D. Nuno Almeida lembrou que o chamamento de Deus pode acontecer “das maneiras mais inesperadas, como através da música, do cinema, do contato com os outros ou com a natureza” e que o “importante é ter a consciência de que vocação não é, apenas, uma questão pessoal, mas apresenta-se como uma resposta a um chamamento do alto”.

 Ao longo de novo programa «Catequese com o Bispo Nuno» foram apresentados vários exemplos de vocação, em diversos estados de vida e profissões, com destaque para o testemunho do cónego João Aguiar Campos, a irmã Ângela Coelho ou o próprio arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga que explicou que a vocação é "escolher Deus, antes de mais nada".

Educris|03.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades