Açores: Catequese mantém «ativo» acompanhamento com os mais novos

Serviço Diocesano da Catequese (SDC) desafia catequistas a retomarem atividade neste tempo de isolamento social e apresenta propostas

O diretor da Catequese na diocese de Angra, padre Jacob Vasconcelos, escreveu hoje aos catequistas dos Açores e pediu-lhe “nova capacidade” de resposta “diante dos desafios” que são colocados pela atual situação.

Numa altura de confinamento e onde as comunidades paroquiais continuam com muitas restrições físicas, o responsável sustentou a necessidade de “acompanhar o ritmo da vida de todos os dias” e de “envolver as famílias” como “duas das linhas mestras das seis propostas que o Serviço Diocesano da Catequese” apresenta para este tempo.

Independente das propostas “que cada comunidade criar ou se envolver” importa “que não se perca o contacto com os catequizandos nem se crie uma sensação de ‘abandono nestes tempos que devem ser de presença, ainda que por outras vias que não o contacto presencial”, alerta.

A primeira proposta, “dirigida sobretudo às comunidades paroquiais com maiores dificuldades”, é acompanhar o programa «Catequese em Nossa Casa», uma parceria do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Sector da Catequese de Lisboa e Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, através da Agência Ecclesia na RTP 2, às quartas-feiras.

No final de cada programa “os guiões destas catequeses ficam disponível no site do Secretariado Nacional da Educação Cristã [www.educris.com].

Lembrando a “impossibilidade de se reiniciar as catequeses neste ano pastoral” o padre Jacob lembra que “os tempos são exigentes mas as crianças também não podem ficar privadas deste contacto semanal com a Palavra de Deus” e pede “uma nova capacidade de resposta diante dos desafios que agora emergem”, na carta enviada a todas as paróquias.

Para a catequese da infância, o SDC propõe que o “catequista prepare semanalmente a sessão de catequese e a envie aos pais”, num estilo de “catequese familiar.”

Com os adolescentes, a missiva sublinha a importância “de seguir o mesmo esquema,” mas “cuidar que o material preparado seja enviado diretamente para os catequizandos”.

Como terceira proposta o SDC propõe “uma visita” aqui mesmo, “ao portal EDUCRIS, aproveitando os muitos recursos, e propostas”, que se vão disponibilizando.

A quinta proposta passa pela “oração em conjunto” propondo, o SDC, a app “Passo a rezar” (https://www.passo-a-rezar.net/).

Finalmente, “as paróquias que já estejam a seguir o modelo da Catequese Familiar de acordo com os materiais existentes devem aproveitar este tempo para reforçar a sua oportunidade e importância”, completa.

No inicio do confinamento social o padre Jacob Vasconcelos já havia apresenta 6 conselhos para catequistas.

Educris|15.04.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades