Catequese com o Bispo Nuno: «Deus, Aquele que salva»

Quarta sessão, em plena sexta-feira santa, deu respostas às questões sobre a “dor de Jesus”

“Uma hora de atraso e alguns problemas técnicos” não foram o bastante para enfraquecer o animo de mais de três centenas de internautas que participaram na mais recente “Catequese como Bispo Nuno”.

O bispo auxiliar de Braga lembrou que “Deus falou sempre através da sua Palavra [a Bíblia] e plenamente em Seu Filho. “Jesus vem até nós e ajuda-nos nas incertezas da vida. Vem à nossa barca e acalma as tempestades em nós”, afirmou.

Na quarta catequese, sob o tema «Deus, Aquele que salva», D. Nuno Almeida, lembrou que “os que queriam mal a Jesus” desejavam “a sua morte porque Ele se dizia Filho de Deus”.

“Jesus apresentava um rosto de Deus que eles não conheciam. Ele respeitava os mandamentos de Deus e não pensava em revoluções. Ele queria atear o fogo do amor de Deus na vida de cada um e das famílias, do nosso mundo”.

Respondendo às questões dos mais novos sobre o «Porquê de Jesus ter sofrido tanto», o prelado explicou: “Jesus suportou tanta dor por amor. «Ninguém tem maior amor do que quem dá a vida pelos amigos», diz-nos Jesus. Quem percorre o caminho do amor enfrenta situações difíceis. Jesus, para salvar o mundo, toma para si o sofrimento. Quem escolhe viver com os outros arrisca sempre a ser um pouco magoado”.

Para D. Nuno Almeida é fundamental perceber que “nunca seremos felizes sem formarmos uma família, sem darmos as mãos, sem procurarmos o outro. Fomos criados para crescer, viver e partilhar o amor”.

Durante a sessão o bispo auxiliar de Braga explicitou o “Mistério Pascal” a partir da “parábola do grão de trigo” e desafiou os mais novos a "questionarem-se sobre como podem ser 'cireneus' em nossa casa paea aliviar, alegrar e tornar a vida dos outros mais bela".

A Arquidiocese de Braga disponibilizou os vários materiais didáticos utilizados durante a sessão.

Educris|13.04.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades