A Mística de viver juntos na era digital, padre Tiago Neto

Neste período de «emergência social», em plena Quaresma, vamos disponibilizando, todos os dias, pequenas propostas para fazermos caminho juntos, como Igreja. Hoje escreve o padre Tiago Neto, do Sector da Catequese de Lisboa, sobre o «Digital e a Mistica do viver juntos».

A Mística de viver juntos na era digital

Nestes dias de quarentena imposta ou voluntária tem-me vindo à memória a expressão do Papa Francisco quando, referindo o imperativo de Dizer sim às novas relações geradas por Jesus Cristo, nos convida a descobrir a mística de viver juntos.

O contexto desta expressão é o do reconhecimento das novas possibilidades que as tecnologias de informação e comunicação têm em promover o encontro e a comunhão entre nós, consciência alargada, também, aos gestos de proximidade física e de dedicação fraterna. Se é certo que, de um modo geral, tendemos a privilegiar apenas as novas tecnologias como meios através dos quais fazemos alguma coisa, elas são cada vez mais o habitat do nosso quotidiano, o ambiente em que vivemos imersos. Poderíamos pensar no que seria viver este tempo de crise sem internet, por exemplo?

Todavia, mesmo que a globalização, como escreve o sociólogo francês Alain Touraine, “faz que vivamos juntos, na medida em que fazemos os mesmos gestos e utilizamos os mesmos objetos, porém sem capacidade de comunicarmos entre nós”, não será esta uma oportunidade para redescobrirmos novas formas de nos movermos nas redes que promovam uma melhor comunicação entre nós? Não está suspensa a criatividade, nem sequer a possibilidade de participarmos numa videoconferência, num grupo de partilha e de discussão, na conversa com um amigo, etc.

São louváveis as inúmeras iniciativas que, a nível eclesial, têm permitido a presença da Igreja na vida quotidiana dos fiéis. No entanto, a proposta cristã, ao lado de todas as outras mensagens e vídeos que recebemos, corre o risco de ser mais uma entre muitas.

A oportunidade evangelizadora desta abundante presença da Igreja na web depende, em grande medida, da capacidade de perceber que comunicar não é tanto transmitir, mas partilhar. Podemos, nestes dias, descobrir o valor do testemunho, da heroicidade do quotidiano da vida de uma família ou de um hospital, contar e partilhar as nossas novas narrativas quotidianas, as boas histórias que vamos testemunhando no nosso dia-a-dia, a forma como reaprendemos a viver uns com os outros, as redes de serviço aos vizinhos que criámos... etc.

As novas tecnologias são, como escreve o Papa, o novo lugar em que podemos “descobrir e transmitir a mística de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos, participar nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada”. (Evangelii gaudium, 87).

Padre Tiago Neto

20.03.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades