Braga: Retiro dos catequistas do arciprestado de Fafe

Retiro anual reuniu uma centena de agentes de pastoral do arciprestado Bracarense

O mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, acolheu, no passado dia 29 de fevereiro o retiro anual de catequistas do arciprestado de Fafe, na Arquidiocese de Braga.

Sob o tema «Crescer na intimidade com Jesus - refletindo através dos sentidos» o dia foi dinamizado pela Equipa do Arciprestado da Catequese que procurou conduzir os agentes catequéticos pela “linguagem dos sentidos”.

“A linguagem dos sentidos deve conduzir-nos à intimidade, para cumprir até o fim a missão. Porque os sentidos são pontos de encontro. Mas os encontros de verdade acontecem bem mais fundo, onde afloram os sentidos da fé: no coração”, referiu aos agentes o diácono Artur da organização do retiro.

Durante o dia os catequistas foram desafiados a “tocar/ver/cheirar/saborear/ouvir a pessoa” a partir “do coração que é o oposto à ‘flor da pele”.

“Na intimidade com Jesus, o verdadeiro encontro é quase sempre traduzido pela linguagem dos sentidos. Tudo mudaria se nos déssemos conta de que os encontros verdadeiros, ou acontecem “por dentro”, ou nunca chegam a acontecer realmente”, considerou.

Partindo de várias citações bíblicas o diácono desafiou os agentes de pastoral ao uso “dos sentidos à semelhança de Jesus” que foi capaz de “tocar, ver, cheirar, comer e beber”, fazendo-se “presente na vida e tocando as pessoas”.

“Seria tão bom, que chegados ao fim deste dia, cada um de nós tivesse percebido, que ninguém se encontra com Cristo ‘à flor da pele’, na lógica da ‘multidão’ e das massas incógnitas… sem identidade e sem rosto!”, sintetizou.

Educris|05.03.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades