Quaresma: «Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado»

Diocese do Algarve apresentou proposta de "caminho quaresmal"

‘Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado’, é a proposta da Diocese Algarvoa para a vivência da Quaresma. Proposta pelo Setor da Catequese da Infância e Adolescência a iniciativa vai contar, ainda, com a iniciativa 'Quaresma Jovem' a cargo  do Secretariado da Pastoral Juvenil.

Em informação divulgada hoje pelo jornal  ‘Folha do Domingo’ a campanha ‘Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado’ assenta em vários símbolos e as imagens vão sendo acrescentadas à do Monte Calvário, desde Quarta-feira de Cinzas, este ano a 26 de fevereiro, até ao Domingo de Páscoa, no dia 12 de abril.

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência pretende “convidar toda a comunidade” a centrar-se no monte calvário, “que se vai preenchendo de forma pedagógica ao longo de toda a Quaresma, para se iluminar com a Luz do Ressuscitado na manhã de Páscoa”.

“Iniciando a visualização do monte em quarta-feira de Cinzas, iremos subindo o monte de forma muito objetiva, cada domingo, com uma imagem, sempre integrada nas leituras escutadas e com uma palavra que «ilumina» cada Domingo”, lê-se na introdução da campanha quaresmal.

Neste contexto, sugere-se que a apresentação aconteça  “imediatamente antes da Eucaristia, ou no momento do ato penitencial, substituindo-o, ou no momento pós-comunhão”, “coloca-se a imagem e a palavra, e lê-se o texto que o acompanha”.

“Liberdade, missão, ter sede, caminho, vida, abandono, aleluia” são expressões que vão ser colocadas em destaque na vivência semanal na comunidade paroquial.

A campanha ‘Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado’ sugere uma oração, para  grupo de catequese, que pode ser lida no final de cada sessão e por uma música. Há, ainda, uma “dinâmica para as famílias”, que também é constituída por uma oração que pode ser feita após o jantar e que inclui uma música para a Semana Santa.

Setor da Juventude com 'Quaresma Jovem'

Já o Secretariado da Pastoral Juvenil apresenta o desafio de uma ‘Quaresma Jovem’. Esta atividade de preparação para a Páscoa pretende ser um "momento de reflexão para os jovens" e vai ter lugar na primeira sexta-feira da Quaresma, no próximo dia 28, nas vigararias de Faro, Loulé e Portimão.

Educris!19.02.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades