Primeiro encontro Ibérico de Catequetas acontece em Braga

Iniciativa inédita quer estabelecer “maior diálogo e cooperação entre os agentes de pastoral e teologia catequética" da península ibérica

«Uma Catequese com sabor a Jesus Cristo» é o tema central do primeiro encontro ibério de Catequetas que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai acolher a 12 e 13 de julho.

“Há alguns anos que os padres Manuel Queirós, Vasco Gonçalves e eu temos sido convidados a participar na reunião anual da Associação Espanhola de Catequetas. Neste contexto, foi ganhando corpo o desejo de uma maior aproximação entre os catequetas dos dois países ibéricos, como forma de nos entreajudarmos e estimularmos na missão de servir a Igreja através do nosso trabalho”, afirmou ao Educris o padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues da organização.

O Encontro vai contar com dois momentos distintos. No dia 12 de julho o encontro inicia-se com uma reunião e reflexão dos catequetas da Península Ibérica, com o objetivo de “fomentando a interajuda e o trabalho conjunto ao serviço da Igreja”. No sábado, dia 13 de julho, a iniciativa “abre-se a todos os interessados que desejem participar”.

“Esta é a primeira vez que se reúnem, deste modo, aqueles que trabalham a catequética no âmbito da Teologia, refletindo sobre a prática eclesial” e procurando “estabelecer pontes a partir de diferentes pontos de vista pastoral e académicos”, sustenta o responsável.

O dia 13, aberto ao publico, inicia-se com o tema «As opções para a Catequese em Portugal» a cargo de D. António Manuel Moiteiro Ramos, Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé. Pelas 11h00 Juan Carlos Carvajal Blanco, diretor da especialidade de Teologia Catequética de San Damaso, apresenta o tema «A Catequese com sabor a Jesus Cristo». A manhã termina com a intervenção do padre Tiago Neto, diretor do setor da Catequese de Lisboa, que reflete o tema «Interpelações ao acompanhamento»

O primeiro encontro de Catequetas é uma iniciativa da Faculdade de Teologia, núcleo de Braga com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Educris|02.07.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades