Catequese: Recursos para o tempo de férias

Departamento da catequese disponibiliza recursos para as férias dos mais novos

As tão desejadas férias chegaram aos mais novos. Enquanto que os mais velhos ainda se debatem com o período de exames milhares de alunos do primeiro e segundo ciclo já se encontram em férias escolares.

Para os acompanhar nesta pausa tradicional na catequese o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) preparou um conjunto de subsídios que lhes permite, de modo mais lúdico e descontraído, “manter e aprofundar a relação com Jesus e com a comunidade cristã”, afirmou ao Educris a Cristina Sá Carvalho do departamento de Catequese do SNEC.

“Estes são recursos que preenchem este vazio que é o fim da catequese em junho e o seu recomeço em finais de setembro”.

Na transição de ano, na primeira fase da catequese, os mais novos são desafiados a fazerem-se acompanhar por “um álbum de férias” que recalca algumas das aprendizagens do ano catequético com imagens e atividades apropriadas a cada faixa etária. Já os “finalistas” do primeiro ciclo, no 4º ano, tem ao seu dispor uma “Agenda de Verão” para anotarem “as principais atividades realizadas.

No 5º e 6º ano, e “numa altura em que já estão numa idade de maior descoberta de si e do mundo” a proposta aparece sob o nome «Sinais de Deus».

“Quisemos que estas crianças, até pelo crescimento do último ano percorrido, pudessem olhar o mundo como um lugar onde Deus está presente e se manifesta. Aí surgiu a ideia de os tornar ‘pequenos detetives’ à procura dos sinais de Deus no mundo.

No 6º ano aparece o «Diário da minha Conversão». Este é um recurso que todos os dias “estabelece uma ligação de todo o percurso catequético do ano” tornando-se um “companheiro de viagem onde cada um regista os vários compromissos, os avalia e os medita”.

Educris|26.06.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades