Viseu: Semana Bíblia dedicada aos jovens

Edição de 2019 reflete desafios na relação dos jovens com a Bíblia e a Fé

De 18 a 21 de março o seminário maior de Viseu acolhe a «Semana Bíblica 19». A iniciativa, promovida pelo Secretariado da Educação Cristã (SDEC) daquela diocese reflete, neste ano sobre o tema «Jovens, Bíblia e fé» e vai contar com cerca de 250 agentes de pastoral de Viseu

O objetivo desta edição passa por "dar continuidade aos desafios pastorais do biénio 2017-2019" procurando formar "agentes de pastoral capazes de ajudar a caminhar, e a fazer caminho com os mais novos", afirmou ao Educris a irmã Maria Arminda Faustino, do SDEC de Viseu.

Para a responsável "a Igreja está em caminho, depois do Sínodo sobre a juventude, para dar vez e lugar aos mais novos na comunidade cristã". Para isso, sustenta, "é necessário formar bem os agentes de pastoral" pois os "desafios de hoje são novos e muito vastos" e é necessário "dar ferramentas que ajudem os agentes a estarem mais consonantes com Jesus Cristo pois só deste modo podem ajudar os mais novos a caminhar".

As sessões, que se realizam entre as 20h30 e as 22h30 vão contar com a orientação frei Domenico Celebrin, da Ordem dos Frades Menores Conventuais da Comunidade de Coimbra, e com o Juan Ambrósio, docente da da Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa.

O frade Domenico Celebrin vai "desafiar os presentes à vivência da Lectio Divina, proporcionando um contacto mais direto e profundo com a Palavra através da meditação e introspeção", lê-se na missíva.

Juan Ambrosio, da UCP, vai analizar o texto bíblico enquanto "fonte de vida para os Jovens" de modo a ajudar "os agentes de pastoral a mehor desenvolverem o seu trabalho bíblico com os mais novos.

As inscrições realizam-se até amanhã, dia 15 de março.

14.03.2019

 

Irmã Maria Arminda Faustino 

na sequência do que refletimos em Igreja. Ter em conta os jovens e para os integrar sempre amis. O plano pastoral tem em conta a familia e os jovens. Hoje os desafios são muitos na relação dos agentes pastorais com os jovens. Desde logo pela falta de compromisso quer de catequizandos quer mesmo de nmuitos de nós, catequistas. Estamos a caminho e precisamos de reavivar a fé em Deus. A lectio divina é aqui apresentada como ferramenta para os agentes pastorais, para o seu crescimento pessoal e de fé.

 

Cerca de 250 agentes pastorais 

 

 

Informações e inscrições:

[email protected]



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades