EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Quaresma2019: Catequese propõe um «GPS» para famílias, crianças e adolescentes

Setor da Catequese de Lisboa quer ajudar famílias a “redescobrir os lugares e os elementos litúrgicos”.

«O GPS da [nossa] Igreja» é o tema da caminhada quaresmal proposta pelo Sector da catequese de Lisboa (SCL) para esta Quaresma 2019.

No segundo ano da receção da Constituição Sinodal, o SCL apresenta um percurso “de descoberta dos lugares e elementos litúrgicos da “igreja-casa” (infância) e do que somos como Igreja-assembleia celebrante (adolescência), do primeiro domingo da quaresma ao quarto domingo da Páscoa, sem interrupção”, lê-se no site do SCL.

“Convidamos as crianças e as suas famílias a seguirem as pistas que as levarão a conhecer, efetivamente, cada espaço e cada elemento da sua igreja, enquanto espaço físico onde decorre a liturgia”.

Para isso cada paróquia vai fornecer “ uma planta base da sua igreja, onde os grupos, em cada semana, irão colocando o elemento que descobriram: porta; presidência, ambão, altar, assembleia, cruz, círio pascal, batistério, sacrário e os santos. Essa planta que é colocada na igreja”.

Para a catequese a proposta apresenta um roteiro de celebração que inclui cântico, leitura Bíblica, explicação e atividade para os mais novos”.

“Semanalmente cada criança recebe uma pista em formato A5. Os grupos da primeira etapa recortam a imagem e colam no respetivo retângulo”.

Para os adolescentes o SCL propõe, ainda, “um momento celebrativo, no final do encontro de catequese”.

A Catequese de Lisboa desafia, por fim, os catequistas a visitarem a “Igreja-Mãe” do Patriarcado de Lisboa com os mais novos.

Educris|08.03.2019

 




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |