Porto: Jonas é figura central da caminhada quaresmal da diocese

Figura do profeta Jonas é central na proposta de "conversão espiritual, pastoral e missionária" da diocese do Porto na caminhada quaresmal até à Páscoa.

No programa intitulado «40 dias para chegar a bom porto: Cristo, porto da misericórdia e da paz», a Diocese do Porto dá como exemplo vários lugares para desenvolver a ação missionária:

"Uma escola, um café, um bar, um hospital, um centro de saúde, uma associação cultural, uma associação desportiva, um clube social, uma paragem de autocarro, uma estação de comboio ou de metro, uma casa de família, uma rede social, o mundo digital".

Com uma proposta 40 dias "de cais em cais, num caminho de saída e com saída" a diocese pretende um tempo de "anúncio, entrevista, conversa, testemunho, debate, tertúlia, visita, oração, partilha" procurando, em cada semana "frequentar uma nova fronteira de missão".

Tomando Jonas, o profeta do antigo testamento, como figura "paradigmática" o programa convida ao acolhimento dos "desafios com que a Palavra de Deus, dirigida a Jonas e por meio de Jonas” – “ícone profético e pascal” – levanta do sofá e provoca a sair à rua “em direção ao mundo que espera”, para vencerem “definitivamente a síndrome de Jonas, ou o complexo de Jonas”.

Entre o I Domingo da Quaresma e o Domingo de Ramos a diocese quer promover o encontro com Cristo através da "leitura orante da Palavra de Deus" em "em âmbito paroquial, interparoquial ou vicarial". Para além desta iniciativa a diocese acolhe, a 29 e 30 de março, um «24 horas para o Senhor» com liturgia quaresmal e celebrações penitenciais.

Ao longo da quaresma, o Secretariado Diocesano da Liturgia do Porto vai “oferecer algumas propostas” em sintonia com “o espírito do caminho para a Páscoa”, no Semanário ‘Voz Portucalense’ da diocese.

Informações e toda a campanha:

http://www.diocese-porto.pt 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades