Setúbal: Dia do Catequista ao ritmo do «Coração Missionário» da Igreja

Iniciativa reuniu ontem, dia 3 de fevereiro, no Santuário de Cristo Rei, em Almada, mais de quatro centenas de catequistas da diocese de Setúbal

«Coração Missionário: anunciar o Evangelho às crianças e adolescentes», foi o tema do Dia diocesano do Catequista da diocese de Setúbal que trouxe à reflexão dos agentes catequéticos "o ser misisonário e a questão da vocação":

"Quisemos trazer à Catequese o ano missionário, convocado pela Conferência Portuguesa e acertar o 'passo' com a diocese que nos convoca para a missão através do Sínodo da Juventude que estamos a viver e que se centra na questão da vocação de cada um, explicou ao Educris o padre Rui Gouveia, diretor do Secretariado diocesano da Catequese de Setúbal.

O Dia iniciou-se com o “Anúncio do Querigma no livro dos Atos dos Apóstolos”, numa apresentação a cargo das Vigararias da diocese. Ainda de manhã os catequistas escutaram a conferência “Coração Eleito e Missionário. Vocação e Missão na Catequese”, a cargo do padre Rui Gouveia.

Da parte da tarde os catequistas apresentaram as “celebrações e catequeses sobre Cristo Rei” para a “infância e a Adolescência”:

"Estas catequeses foram criadas, a pedido do Santuário de Cristo Rei, que celebra este ano os seus 60 anos, para várias idades da infância e da adolescência".

Seguiu-se a apresentação do documento final do Sínodo dos Bispos sobre a juventude e o resultado do "inquérito diocesano" realizado pela Pastoral juvenil e que pretendeu "conhecer a realidade dos jovens da diocese e o que esperam da Igreja".

O Dia do Catequista terminou com a celebração da Eucaristia presidida por D. José Ornelas, bispo de Setúbal. Os consagrados, que trabalham na diocese, juntaram-se à eucaristia e renovaram os votos perante o bispo diocesano. 

No final da eucaristia foram entregues aos catequistas diplomas pelo trabalho realizado ao longo dos anos na catequese. 

Educris|04.02.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades