JNC18: Recuperar o «Querigma e a Mistagogia no ato catequético»

Diretor do Museu diocesano de Santarém exortou os catequistas a recuperarem a mistagogia e o querigma no ato catequético.

«As dimensões querigmática e mistagógica da catequese» foi o tema da segunda conferência das Jornadas Nacionais de Catequistas apresentada pelo padre Luís Ganhão, liturgista e coordenador dos Bens Culturais da Igreja da diocese de Santarém.

Na sua reflexão o especialista traçou um panorama onde, não poucas vezes, o “catequista ensina conteúdos que não enformam a vida e não contribuem para o crescimento dos mais novos”:

“Hoje, em muitas das nossas paroquias, a participação na vida da comunidade é escassa e os pais limitam-se, ainda, a ‘despejar’ as crianças nas celebrações litúrgicas”.

Perante os centenas de catequistas que refletem até ao próximo domingo sobre «As dimensões da formação» no catequista, o padre Luís Ganhão lembrou que o ato catequético deve despir-se “de uma linguagem que não enforma, de um modo de estar e de ser mecânico” para passar a promover, acompanhar e ajudar ao encontro com Jesus Cristo”.

Prioridade total ao Querigma

O especialista apontou o querigma como “a prioridade na transmissão da fé. Quem experimenta o querigma não pode fazer nada mais do que ensinar e viver Jesus Cristo. Hoje somos convidados pelo Papa a fazer do encontro “carne” que alimenta e dá vida”.

“O Querigma exprime o encontro com Jesus antes mesmo da moral religiosa porque a verdade não pode ser imposta. Deve, antes, fazer apelo à liberdade”, apontou.

Deste modo desafiou os catequistas a mudarem o paradigma de uma evangelização de “toca e foge” para uma evangelização que prime pela proximidade na relação, assuma as alegrias, tristezas e esperanças das pessoas”.

Recuperar a educação para a mistagogia e para o símbolo

O padre luís Ganhão pediu aos agentes catequéticos que “introduzam os mais novos na vida litúrgica” e isso só pode acontecer “quando se está perto e quando se conhecem e reconhecem os símbolos e as linguagens próprias do cristianismo”:

“temos hoje o dever de estar junto daqueles que se aproximam da Igreja e ser capaz de fazer caminho com eles na compreensão, na mistagogia, das linguagens da fé”.

Educris|27.10.2018



Recursos:
Áudio: As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», padre Joaquim Ganhão

var num = "1"; var audio = "padre-joaquim-ganhao-audio_181028115441.mp3"; var cr_path_audios = "/v3/centrorecursos/documentos/audios/"; var flashvars = { "file": "" + cr_path_audios + audio, "image": "documentos/imgs/img_47901_181028115441.jpg", //"playlistfile": "/v3/playlist_recurso.php?a=2528", "controlbar": "bottom", "autostart": "false", //"playlist": "bottom", //"playlistsize": "200", "skin": "/v3/swfs/modieus.zip" }; var params = { "allowfullscreen": "true", "allowscriptaccess": "always", "wmode": "opaque" }; var attributes = { "id": "audioplayer"+num, "name": "audioplayer"+num, "class": "ecraaudio" }; //swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "131", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "30", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); $(".toggle_container").hide(); */ ?>

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades