Braga: «Do Clique ao Toque» apresentou "novidades da fé" no digital

III edição mostrou as “últimas novidades” na relação entre a fé e os dispositivos móveis e contou com workshops temáticos.

O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) acolheu a III edição de uma iniciativa que “promoveu um debate sobre o modo como os dispositivos eletrónicos são utilizados em contexto de educação”.

O dia teve início com a conferência do padre Miguel Neto, da diocese do Algarve, subordinada ao tema «Desafios da cultura mediática para a educação» a partir do pensamento de Manuel Castells destacando a importância de “estar em rede e em comunhão” nas “muitas culturas que existem”.

Da Universidade Aberta, Filipa Seabra, trouxe à reflexão a temática «A aprendizagem informal». A investigadora trouxe aos participantes uma perspetiva prospetiva da “aprendizagem formal, não formal e informal”.

A manhã terminou com a apresentação de um conjunto «Oportunidades e desafios para catequistas, professores e alunos de EMRC» por parte dos alunos do mestrado de Ciências Religiosas.

Da parte da tarde tiveram lugar diversos workshops e a III edição terminou com a conferência «Católicos on-the-go: Apps para Comunicação, Informação e Oração» trazida à reflexão dos participantes por José Gabriel Andrade, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP e pela professora Patrícia Dias, da Faculdade de Ciências Humanas da UCP.

IV edição propõe modelo pedagógico

Ao Educris o professor Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da UCP, afirmou os propósitos da IV edição a decorrer no próximo ano:

“Apesar de ainda estarmos a fechar esta temos já pensado, eu e a professora Sónia Cruz, das TIC’s, na elaboração de um modelo pedagógico estruturado e fundamentado que tenha presente as características dos diversos públicos que aglutinamos nestas jornadas”.

“A cultura digital está aí. Podemos usá-la bem ou mal. O nosso objetivo com o «Do clique ao Toque» é que ela seja bem usada”.

 

Educris|30.01.2018



Recursos:
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»

var num = "1"; var audio = "udio_iii-edicao-do-clique-ao-toque_final_180130110324.mp3"; var cr_path_audios = "/v3/centrorecursos/documentos/audios/"; var flashvars = { "file": "" + cr_path_audios + audio, "image": "documentos/imgs/img_47461_180130105424.jpg", //"playlistfile": "/v3/playlist_recurso.php?a=2459", "controlbar": "bottom", "autostart": "false", //"playlist": "bottom", //"playlistsize": "200", "skin": "/v3/swfs/modieus.zip" }; var params = { "allowfullscreen": "true", "allowscriptaccess": "always", "wmode": "opaque" }; var attributes = { "id": "audioplayer"+num, "name": "audioplayer"+num, "class": "ecraaudio" }; //swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "131", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "30", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); $(".toggle_container").hide(); */ ?>
III edição «Do Clique ao Toque» apresentou "novidades da fé" no digital:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades