EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Braga: «Do Clique ao Toque» apresentou "novidades da fé" no digital

III edição mostrou as “últimas novidades” na relação entre a fé e os dispositivos móveis e contou com workshops temáticos.

O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) acolheu a III edição de uma iniciativa que “promoveu um debate sobre o modo como os dispositivos eletrónicos são utilizados em contexto de educação”.

O dia teve início com a conferência do padre Miguel Neto, da diocese do Algarve, subordinada ao tema «Desafios da cultura mediática para a educação» a partir do pensamento de Manuel Castells destacando a importância de “estar em rede e em comunhão” nas “muitas culturas que existem”.

Da Universidade Aberta, Filipa Seabra, trouxe à reflexão a temática «A aprendizagem informal». A investigadora trouxe aos participantes uma perspetiva prospetiva da “aprendizagem formal, não formal e informal”.

A manhã terminou com a apresentação de um conjunto «Oportunidades e desafios para catequistas, professores e alunos de EMRC» por parte dos alunos do mestrado de Ciências Religiosas.

Da parte da tarde tiveram lugar diversos workshops e a III edição terminou com a conferência «Católicos on-the-go: Apps para Comunicação, Informação e Oração» trazida à reflexão dos participantes por José Gabriel Andrade, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP e pela professora Patrícia Dias, da Faculdade de Ciências Humanas da UCP.

IV edição propõe modelo pedagógico

Ao Educris o professor Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da UCP, afirmou os propósitos da IV edição a decorrer no próximo ano:

“Apesar de ainda estarmos a fechar esta temos já pensado, eu e a professora Sónia Cruz, das TIC’s, na elaboração de um modelo pedagógico estruturado e fundamentado que tenha presente as características dos diversos públicos que aglutinamos nestas jornadas”.

“A cultura digital está aí. Podemos usá-la bem ou mal. O nosso objetivo com o «Do clique ao Toque» é que ela seja bem usada”.

 

Educris|30.01.2018



Recursos:
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»:
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»

III edição contou com mais de meia centena de participantes e foi organizada pelo Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa no passado dia 27 de janeiro de 2018.

III edição «Do Clique ao Toque» apresentou "novidades da fé" no digital:



© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |