EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Homilia: «Cuidar da nossa espiritualidade anima a nossa missão»

D. Manuel Pelino Domingues recordou exemplo de São Carlos Borromeu e a necessidade de aprofundar a relação com Cristo.

Na eucaristia desta manhã, a primeira das Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 (JNC17) que decorrem até ao próximo domingo, o bispo de Santarém apresentou São Carlos Borromeu como exemplo de “humildade e de homem que cuidava da sua dimensão espiritual”:

“Hoje a Igreja recorda a vida de São Carlos Borromeu que tinha como lema episcopal apenas uma palavra: Humildade. Ele que havia sido feito cardeal muito cedo, era sobrinho do Papa da época e detinha titulo de conde”.

“Tudo deixou porque queria ser servo de Deus”, apontou o prelado.

Na sua homilia o também vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) recordou que a época do santo “não diferiu muito da que vivemos hoje. Estávamos numa altura em que a Igreja precisava de reformas várias após a reforma protestante. São Carlos Borromeu, assim como muitos outros santas e santas do século XVI, propôs a espiritualidade, a intimidade com o Senhor como caminho para os crentes”.

D. Manuel Pelino Domingues afirmou a ideia de que hoje “todos nós, pastores, catequistas, cristãos em geral, andamos muito distraídos e dispersos em diversas áreas e com preocupações tão diversas que nos esquecemos, por vezes, que a alma da Igreja é o próprio Senhor Jesus e o encontro com este Jesus é o essencial do ser cristão”.

No final da sua homilia o vogal da CEECDF deixou o desafio aos catequistas:

“Como anda a minha vida espiritual? Como tenho cuidado da minha dimensão transcendental? Que o Senhor nos dê a graça de, pelo menos termos 10 minutos de encontro diário com o Senhor Jesus. Que possamos meditar e tenhamos a coragem e ouvir o Senhor para que Ele tenha sempre o primeiro lugar”.

O dia de hoje nas JNC17 vai ficar marcado pela conferência de D. António Moiteiro que, a partir das 10h30, apresenta a conferência «Linhas programáticas para a Catequese». Pelas 11h50 «O encontro com Jesus Cristo» é tema de reflexão pelo padre José Frazão Sj, superior provincial da Companhia de Jesus.

A tarde fica marcada por sessões de trabalho, em ateliers de análise e reflexão catequética, em vários lugares de Fátima.

Educris|04.11.2017



Recursos:
JNC17: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues:
Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues:
Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues

Disponibilizamos a homilia do vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) na Eucaristia de dia 4 de novembro em contexto de Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 (JNC17)




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |