EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Lisboa realiza a 1ª festa da Vida diocesana

A Serra de Montejunto foi o cenário escolhido para a realização da Festa da Vida, uma actividade que contou com a presença de 600 adolescentes do 8º ano da Catequese do Patriarcado de Lisboa provindos de mais de cinquenta Paróquias da Diocese.

O Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa propôs pela primeira vez a celebração desta festa ao nível diocesano, de modo a unir os adolescentes num encontro festivo e celebrativo, procurando motivá-los ao reconhecimento da vida como dom de Deus e ao modo de a viver com Deus e com os outros, tendo como referência fundamental a pessoa de Jesus que na Cruz «deu a sua vida por nós» (1Jo 3,16).

A Festa da Vida começou com o acolhimento na Cidadela dos Focolares na Abrigada, Concelho de Alenquer. Num momento introdutório os adolescentes foram divididos por grupos e depois enviados para a localidade de Cabanas de Torres, de onde realizaram uma subida a pé pela Serra de Montejunto.

Esta caminhada pela Serra, cuja vista deslumbra quem quer que a faça, não esteve isenta de algumas dificuldades, devido ao calor intenso e à exigência do próprio caminho. Com alguns pontos de paragem pelo caminho, os adolescentes foram convidados a percorrer também um itinerário bíblico em volta do tema da Vida. No primeiro ponto, os adolescentes trabalharam sobre o tema da criação. No segundo, com a presença de Abraão e Sara foram desafiados a viver a vida como uma vocação. No terceiro a aprofundar a Aliança com Deus e com os outros.

Já no cimo da Serra, nas ruínas do convento, um outro ponto de paragem convidava a algum descanso. Aqui puderam assistir a uma representação do episódio bíblico da multiplicação dos pães, onde a vida em abundância foi simbolizada pela distribuição de pão e por testemunhos de pessoas que viveram a vida como partilha: os Beatos Papa João Paulo II, Irmã Maria Clara e Chiara Luce.

Descendo para a capela da Senhora das Neves, encontraram um espaço de oração e de recolhimento. Aqui fizeram uma espécie de síntese do caminho efectuado através da oração. Já na Base Aérea de Montejunto, os adolescentes puderam em conjunto celebrar a Vida. A animação de um momento musical esteve a cargo do grupo Anima Christi. Esta festa conclui-se com a celebração da Eucaristia. Nela esteve em particular destaque a Cruz da Vida que no final foi entregue aos adolescentes. Com o convite da liturgia do dia da Ascensão, também os adolescentes se sentiram enviados a ser testemunhas de Jesus. 

Webmaster|2011-06-08|14:55:11




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |