Leiria-Fátima: A Alegria de cear com Jesus

No passado dia 26 de maio, Solenidade do Sagrado Corpo e Sangue de Cristo, o parque da Cidade, em Leiria, recebeu mais de 333 crianças inscritas para a «Festa da Eucaristia – Vamos Cear com Jesus!». Em pouco tempo, os 45 grupos, provenientes de 23 paróquias da Diocese, se concentraram junto ao palco para dar início às atividades. Às vozes das crianças, juntou-se a dos catequistas e pais, cerca de 100, que acompanhavam os grupos, e ali cantaram a dar já o tom de festa que acompanhou todo o dia.

E foi Jesus que deu início à atividade: “apareceu” em palco para enviar os seus discípulos, todas aquelas crianças, a preparar a ceia que queria comer com eles. Um pouco antes das 11h30 já todos estavam em movimento, procurando os dez postos onde poderiam viver um momento-dimensão da Eucaristia: acolhimento, perdão, oração, escuta, partilha, doação, paz, comunhão, agradecimento, envio e missão. O tempo chegou para que todos fizessem todos os postos e chegassem ao fim com o seu pequeno missal já bem colorido: a Ceia estava pronta! Era tempo de voltar e cear com Jesus.

De volta ao Parque da Cidade, já a começar a encher com tantas outras pessoas que se reuniam para a celebração diocesana do Corpo de Deus, as crianças ocuparam o seu lugar na assembleia. Chegara o momento da Ceia! O Sr. Bispo dirigiu uma palavra muito particular aos seus “amiguitos e amiguitas” que puderam concluir este dia de festa cantando a certeza da presença de Jesus na Eucaristia, “tão perto… que até lhe posso tocar!” E foi com esta certeza da presença de Jesus que O acompanharam na procissão que levou o Santíssimo até ao adro da Sé onde O acolheram, depois, cantando a felicidade de ser de Jesus! E, na verdade, sentia-se a felicidade nos rostos de todas estas crianças! E assim o confirma alguns testemunhos que já fomos recebendo:

Ansiosos para receber a Comunhão
“Os nossos meninos viveram muito intensamente esse dia. Gostaram de todos os postos! Em todos os postos foram participativos e felizes, até na missa, apesar do cansaço, estiveram ansiosos para receber a Comunhão, o que fizeram com prepósito. Hoje na catequese cantaram os mesmos cânticos: já os sabiam de cor! Mostrei-lhes as fotos: estava um grupo feliz a viver o momento.”
Helena Silva, grupo Os Cordeiros e Descobridores, Casal do Malta - Marinha Grande

Perguntaram se poderiam participar no próximo ano
“Do grupo que acompanhei ontem, todas as crianças estiveram sempre entusiasmadas e o cansaço não foi suficiente para que fossem embora antes da bênção do bispo na Sé. Durante a celebração seguiram muitas vezes em seu missal preenchido com grande alegria. Alguns perguntaram se poderiam participar no próximo ano novamente!”
Débora Cunha, grupo Somos Discípulos de Cristo, São Romão e Guimarota

Um dia de coração cheio
“Foi um dia de coração cheio. Tive o gosto, prazer e oportunidade de participar este ano, como mãe. Acompanhei o grupo da Catequista Tânia que, com a sua sabedoria e paciência, acompanhou e preparou os nossos meninos. Os jogos estavam muito bem coordenados, houve tempo para tudo com calma e sem grandes esperas. O tempo também ajudou. Gostaria de aproveitar para agradecer a toda a equipa que preparou este dia e felicitar pelo maravilhoso trabalho."
Carla Sofia Ricardo, grupo Os Discípulos, Azoia

Educris com catequese Leiria-Fátima



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades