Porto: Uma experiência inesquecível no Jubileu dos Adolescentes

No início deste ano o Papa Francisco convocou a Roma os adolescentes para juntos celebrarem o Jubileu da Misericórdia sob o lema “Crescer Misericordiosos como o Pai”, ao receber este convite não podemos ficar indiferentes. A Catequese da Adolescência da paróquia de S. João Baptista de Canelas – V. N. Gaia (CatAC), organizou-se de 22 a 25 de Abril participou no Jubileu dos Adolescentes, em Roma, com um grupo de 9 adolescentes e 4 catequistas.

Esta experiência foi, sem dúvida, um momento muito especial e marcante para nós como grupo, sentimos a responsabilidade de representar a nossa paróquia e de todos aqueles que ficaram em Portugal a esperar notícias nossas. A Catarina sublinha que a união, a vontade e o desejo de estarmos de alma e coração com Deus, une-nos a outros de nacionalidades diferentes, com uma só música.

Os encontros nas tendas da misericórdia permitiram-nos tornar concreta a experiência das obras de misericórdia na vida quotidiana e desafiou-nos a assumirmos um compromisso de as pôr em prática dia após dia. No sábado participamos na Grande Festa do Jubileu, no Estádio Olímpico de Roma. O ambiente era espetacular, 70mil adolescentes a gritar ”Papa Francesco” quando este surgiu no ecrã gigante do estádio a saudar-nos foi esmagador. Mas, para nós o ponto alto da noite estava para vir, quando nos foi feito o convite para quatro de nós participarem na eucaristia de domingo na Praça de S.Pedro. “Quatro de nós iriam estar frente a frente com o Papa, e todos nós ficamos felicíssimos, apesar de ainda não sabermos quem seria, e isto sim é que é um grupo, não só um conjunto de pessoas, mas sim um só!”.

Domingo, quase de madrugada, estávamos nós na Praça de S.Pedro, à espera do grande momento, a eucaristia com o Santo Padre. A CatAC ao lado do altar, a agitação e a festa de uma praça cheia de cor e vida, com bandeiras agitadas ao vento; e nós frente a frente com o nossos querido Papa. “Ao ver os meus colegas de grupo, foi tão emocionante e encheu-me tanto o coração, que me arrisco dizer que apesar de não ter sido uma das quatro pessoas a estar frente a frente com o Papa, senti que estive muito perto dele e tão perto como os meus colegas estiveram. O Papa Francisco na sua homilia disse que o futuro da igreja católica somos nós, e é mesmo isso, eu desde esse momento ainda ganhei mais garra e motivação para lutar pelo futuro da Igreja” afirma a Catarina. A Joana que esteve com o Papa Francisco relembra que os “olhos nos olhos” são o que jamais poderá esquecer, é uma emoção que as palavras não conseguem explicar.

A tarde continuou com a passagem da Porta Santa e a oração no chão da Praça de S. Pedro, num momento único. “Senti-me, neste Jubileu, apenas um grãozinho de areia face à multidão que lá estava e também à imponência dos edifícios, mas também me senti muito abençoada pelo Espírito Santo e completamente amada pelo Pai! Venho sem dúvida de coração muito cheio e com uma enorme vontade de mostrar ao Mundo a alegria e plenitude que Ele nos dá!”.

O regresso a casa fez-se de coração cheio, de sorriso no rosto e com mil estórias para contar, e uma comunidade que se fez presente no aeroporto para nos receber, “se dúvidas existissem de que Deus nos ama, teríamos perdido todas de tão presente que esteve nestes dias”. 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades