Viana do Castelo: "A Porta da Luz!"

A Diocese de Viana do Castelo acaba de publicar o roteiro "A Porta da Luz!", uma proposta de caminhada em tempo de Advento que tem como princípio orientador o "criar laços entre as pessoas" com diversas iniciativas nas comunidades cristãs.

O roteiro prevê "ajudar as famílias, os paroquianos e alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) a recentrarem o Natal no Menino Jesus, ajudando-as a afastarem-se do consumismo, sem objetivos e supérfluo, com que muitos de nós vivemos o Tempo de Natal".

De acordo com o documento, é objetivo do roteiro ir ao encontro "das muitas necessidades" com a "simplicidade de pequenos passos concretos" procurando "contribuir para o fortalecimento do espírito de união e respeito" neste tempo do advento.

Em cada semana do advento e do natal o roteiro apresenta o Evangelho de Domingo; a atividade a realizar no Presépio em casa e na igreja; o símbolo que devem destacar; a Porta que têm de abrir e o que podem fazer num contexto de catequese, jovens e EMRC.

A proposta da Diocese de Viana do Castelo assume, como ponto de partida e orientação a bula Misericordiæ Vultus [Rosto de Misericórdia], do Papa Francisco, e a Carta Pastoral ‘Sede Misericordiosos’, escrita por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo e destinada à vivência do Ano Santo da Misericórdia no segundo ano do projeto pastoral trienal "A Família – Comunidade de Vida e de Amor".



Recursos:
Roteiro do Advento: A Porta de Luz!:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades