Portalegre-Castelo Branco: Bispo diocesano pede "mais formação e testemunho" aos catequistas

D. Antonino Dias, bispo de Portelegre-Castelo Branco  escreveu ontem aos catequistas da diocese e recordou-lhes que "são enviados da Igreja ao mundo real". O prelado afirmou que os catequistas são necessários para que o mundo possa "conhecer Deus" num ano pastoral que será marcado pela misericórdia onde " se renovam propósitos e desafios, exigências e tensões".

Na mensagem publicada na página da diocese D. Antonino Dias pediu aos catequistas para aceitarem, como parte integrante da sua missão, a "formação, o testemunho e celebração":

"A formação não é uma exigência nossa, é uma necessidade no vosso ministério”, alerta o bispo diocesano alertando para a necessidade de uma "outra linguagem, outros recursos e novos dinamismos que podem e devem ser usados para gerar empatia, desde as crianças aos adultos".

Sobre a ideia de testemunho D. António Dias lembrou de que mais do que "fórmulas ou conteúdos" a catequese deve "dar testemunho da amizade com Ele".

 Acerca da "celebração", terceiro pilar apontado pelo prelado, o documento refere que "sem esquecerdes a dimensão diocesana do vosso ministério, é importante que primeis pela participação na Eucaristia, sobretudo Dominical, pela oração e dinâmica sacramental na vida e pelo testemunho pessoal na comunidade que deveis animar e ajudar a crescer".

Dias que marcam o ritmo diocesano

Após abordar a questão do testemunho ativo D. Antonino Dias abordou, como de "capital importância", os dias que vão marcar a diocese ao longo do ano pastoral destacando "Dia Diocesano da Catequese” e as Jornadas Arciprestais de Catequistas.

 

Leia toda a carta aos catequistas de Portalegre-Castelo Branco



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades