EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Jornadas de Verão reúnem 375 catequistas

"A Alegria do Evangelho é a nossa missão" é o tema das XI Jornadas de Verão que a casa diocesana de Vilar, no Porto, recebe até amanhã, dia 19 de julho.

Durante estes dois dias mais de 375 catequistas e outros educadores das dioceses do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga, procuram "criar um espaço de reflexão sobre a catequese como iniciação à vida na fé e o itinerário catequético e oferecer ferramentas para conhecer e manusear os catecismos e planificar a catequese".

Ao longo dos dois dias três cursos de formação e vários ateliers e workshops, acolhem os catequistas e educadores. O padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da Arquidiocese de Braga, traz aos formandos o tema "Como nascer de novo? Catequese de adultos ao serviço duma pastoral missionária".

O padre Rui Santiago, CSSR, apresenta uma reflexão sobre a "Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza".  O curso três "Dinâmicas para trabalhar: a Palavra, a conversão, a celebração festiva da fé e a integração na comunidade" conta com Carminda Brito e Fernanda Sousa e vai realizar-se amanhã, domingo.

Na manhã e tarde do dia de hoje a irmã Maria Amélia Costa conduziu o workshop "Dinâmicas a partir da música: educar para a escuta, a concentração, a contemplação, a beleza e o encontro" nos "catequistas, pais e catequizandos".

Durante o dia de hoje e amanhã mais sete workshops práticos estão incluidos na V edição das Mini-Jornadas com os temas: "Catequese familiar: conhecer e organizar para implementar; Criar um projeto intergeracional: ir ao encontro das periferias, das famílias distanciadas da comunidade cristã". 

Ainda antes do final do primeiro dia a Igreja de Vilar vai receber o concerto orante "Acordes de Fé", pelas 18h15. Às 19h00 o bispo do Porto,  D. António Francisco dos Santos, preside à Eucaristia que encerra o primeiro dia.

Na página do facebook da educris encontra uma galeria de fotografias do encontro.

No Centro de Recursos Educris é já possível ter acesso, em podcast, aos áudios dos cursos 1 e 2 da manhã deste sábado.

A Educris TV vai disponíbilizar, brevemente, todos os vídeos com os cursos 1,2 e 3, o Workshop "Dinâmicas a partir da música: educar para a escuta, a concentração, a contemplação, a beleza e o encontro" e parnorâmicas dos "Encontros Criativos" e restantes Workshops.



Recursos:
Oração da Manhã:
Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza (Parte 1 - Áudio):
Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza (Parte 1 - Áudio)

Ouça, e leve consigo, a 1ª parte do Curso 2 "Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza" proferida pelo padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues Rui Santiago, CSSR  durante as XI Jornadas de Verão que decorreram no Porto de 18 a 19 de julho de 2015.

Como nascer de novo? Catequese de adultos ao serviço duma pastoral missionária (Parte 1 - Áudio):
Como nascer de novo? Catequese de adultos ao serviço duma pastoral missionária (Parte 1 - Áudio)

Ouça, e leve consigo, a 1ª parte do Curso 1 "Como nascer de novo? Catequese de adultos ao serviço duma pastoral missionária" proferida pelo padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues durante as XI Jornadas de Verão que decorreram no Porto de 18 a 19 de julho de 2015.

(Parte 1 - Áudio)




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |