Papa Francisco: A Catequese é encontro com Jesus

Na passada sexta-feira, dia 29 de maio, o Papa Francisco recebeu em audiência os participantes na Reunião Plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. Na ocasião Francisco estelebeceu a relação entre evangelização e catequese e lembrou que a ultima é "encontro com Jesus e não uma simples retórica".

No seu discurso, o Papa afirmou "que a misericórdia é o anúncio maior que a Igreja possa fazer ao mundo de hoje". Para o Papa " é necessário ter em conta os instrumentos do anúncio, os modos e as linguagens utilizadas:

A missão é sempre idêntica, mas a linguagem com que se anuncia o Evangelho pede renovação com sabedoria pastoral. Isto é o essencial, para que seja compreendido pelos nossos contemporâneos, seja para que a tradição católica possa falar às culturas do mundo de hoje e ajudá-las a abrirem-se à perene fecundidade de Cristo.”

Para Francisco o grande desafio à evangelização de hoje é o de "saber caminhar com as pessoas, oferecendo a companhia do testemunho da fé, que se torna solidário com todos, em particular, com os mais sós e marginalizados". Para o Papa "é nesta dinâmica que se insere a catequese" porquanto deve ser "uma experiência concreta e não uma ideia abstrata de misericórdia. Não deve ser retórica mas um encontro com Cristo" afirmou.

"A catequese como componente do processo de evangelização, tem necessidade de ir para além da simples esfera escolástica, para educar os crentes, desde crianças, a encontrar Cristo, vivo e operante na sua Igreja. É o encontro com Ele que suscita o desejo de conhecê-Lo melhor e, portanto, de segui-Lo para tornarem-se seus discípulos. O desafio da nova evangelização e da catequese, portanto, joga-se precisamente neste ponto fundamental: como encontrar Cristo, qual é o lugar mais coerente para encontrá-Lo e segui-Lo", concluiu.

Imagem: Arquivo

Educris com Agências



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades