EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Madeira: Jovens fazem experiência de viver no Seminário

O "estágio vocacional" acontece durante três dias, três vezes por ano (Natal, Páscoa e Verão) e pretende reunir, para uma experiência mais profunda, os jovens que já frequentam durante o ano o "Pré-Seminário", realizado uma vez por mês, aos sábados de manhã. No caso deste "estágio de Verão há já uma preocupação de congregar jovens e adolescentes, desde o 7.º ao 10.ºano de escolaridade, para lhes proporcionar alguns elementos de reflexão e de convivência, de forma a que cada um possa perspectivar o futuro em termos de admissão ao Seminário ou de continuar o seu percurso no Pré-Seminário", disse ao JM o Bispo do Funchal.
Para D. António Carrilho, que ontem presidiu à celebração da Eucaristia de encerramento do "estágio", realizado entre os dias 12, 13 e 14 de Julho, "a participação dos jovens nesta altura significa já um certo desejo e compromisso em relação ao discernimento feito"; e para o próprio Seminário trata-se de uma "acção vocacional tendo em vista a admissão de seminaristas para próximo ano lectivo", acrescentou.

Jovens provenientes de várias Paróquias

Neste "estágio de Verão" no Seminário Diocesano do Funchal participaram 17 jovens, de nove comunidades paroquiais: Calheta, Atouguia, Campanário, Santo António, Nazaré, Visitação, Machico, Carmo e São Roque; e ainda da igreja do Colégio.
São jovens que, na sua maioria, "fazem parte de grupos de Leitores, Acólitos, têm uma vida paroquial activa e também frequentam desde há algum tempo o Pré-Seminário", disse por seu lado o Pe. Marcos Gonçalves, membro da Equipa de responsáveis pelo Seminário (constituida ainda pelos Cónegos José Fiel de Sousa e Carlos Duarte Nunes, Pe. Héctor Figueira e Pe. Estêvão Fernandes, entre outros).
Em relação ao "estágio", os jovens "foram convidados a viver uma experiência comunitária de três dias, a entrar num quadro de vida diferente, com momentos de oração, eucaristia, reflexão, catequese; e ainda com uma parte criativa, como passeios, jogos, uma ida à praia e ao cinema", explicou.
Deste grupo, alguns jovens vão frequentar a tempo inteiro o Seminário Diocesano no próximo ano lectivo; enquanto se prevê também que a instituição abra portas a alunos do 9.º ano (até agora a admissão era a partir do 10.ºano).
"A experiência correu bem" e era bem visível a satisfação no rosto dos jovens em estágio; o mesmo revelava a opinião dos responsáveis pela iniciativa.
Para o futuro, o Seminário pretende continuar com estas propostas vocacionais, no âmbito da Pastoral diocesana em geral, e com o apoio de vários agentes, desde as famílias, pais, paróquias, catequistas e párocos. "É um trabalho contínuo, leva o seu tempo, mas todos devem colaborar".
Outro acontecimento a destacar neste momento na nossa Diocese é a próxima ordenação sacerdotal de três jovens Diáconos, no dia 24 de Julho (sábado), às 10 horas, na Sé, em cerimónia presidida por D. António Carrilho.

Webmaster|2010-07-15|11:20:27|Jornal da Madeira




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |