EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Propostas de Formação Cristã do Centro de Cultura Católica do Porto

O Centro de Cultura Católica do Porto (CCC), a funcionar na Casa da Torre da Marca, deu a conhecer o seu programa de cursos para o ano lectivo de 2010/2011, subordinando as várias propostas, no contexto da Missão diocesana 2010, ao lema "Formação para a Missão: Manter desperta a busca da Verdade; Levar Jesus Cristo a quem O procura", inspirado nas intervenções de Bento XVI, por ocasião da sua visita a Portugal. Como espaço de formação laical da diocese do Porto, o CCC pretende manter desperta a busca da verdade e ajudar a aprofundar o conhecimento de Jesus Cristo, Aquele por quem todos mais profundamente esperam e a partir do qual tudo se define, também a Missão eclesial.

Este período forte da vida diocesana, em que as paróquias, movimentos e organismos de apostolado participam na Missão e revestem de dinâmica evangelizadora todos os seus serviços e acções, é também ocasião para repensarem a formação dos seus membros mais empenhados. O CCC dispõe-se a acolher os cristãos que buscam uma fé mais esclarecida, aqueles que as comunidades entendem mandar formar para o serviço eclesial, as religiosas que desejam acrescentar saber teológico à sua vida de consagração e os candidatos ao diaconado permanente no seu percurso formativo para a ordenação.

Os cursos previstos

O CCC mantém em 2010/2011 os habituais cursos no âmbito da teologia, da catequese e educação da fé, e da liturgia. Tendo-se concluído a fase curricular do Curso de Visitadores Pastorais em Instituições da Terceira Idade, organizado em conjugação com os Secretariados Diocesanos da Pastoral da Saúde e da Pastoral Social e Caritativa encontram-se em preparação novas iniciativas de formação a divulgar posteriormente. Para 2010/11 encontram-se já programados os cursos a seguir apresentados.

1.Curso Básico de Teologia

O Curso Básico de Teologia, com um plano de estudos distribuído por três anos em regime rotativo, faculta aos alunos uma formação teológico-pastoral de nível médio. As aulas decorrem às quintas e sextas-feiras em horário pós-laboral (das 19 às 21 horas) e aos sábados de manhã (8.30 às 13 horas).

Em 2010/2011 vão ser leccionadas as seguintes disciplinas pelos professores indicados: Teologia Fundamental (P. Joaquim Monteiro, OFM Cap.); Introdução à Sagrada Escritura (D. António Taipa); Pastoral Familiar (P. Emanuel Brandão de Sousa); Teologia da Vocação (P. Jorge Madureira Soares); Liturgia I: O Diálogo de Deus com o Seu Povo (Cón. João da Silva Peixoto); História da Igreja I: Época Antiga e Medieval (Vitor Gomes Teixeira); Questões Selectas de Filosofia (P. António Augusto Azevedo); Sagrada Escritura II: O Evangelho e os Evangelhos (P. Herculano Alves, OFM, Cap.), Teologia Moral I: Os Fundamentos da Moral Cristã (Maria da Glória Magalhães; FMNS). De modo a ir ao encontro do interesse e disponibilidade dos alunos, para além da inscrição para frequência integral do Curso, admite-se também a inscrição por disciplinas.

2.Curso Complementar de Formação de Catequistas

O Curso Complementar de Formação de Catequistas, organizado em colaboração com o Secretariado Diocesano da Educação Cristã, vai ser leccionado aos sábados de manhã, em regime rotativo, segundo um plano de estudos trienal, que integra no próximo ano as seguintes disciplinas do Curso Básico de Teologia: Liturgia I; História da Igreja I; Questões Selectas de Filosofia; Sagrada Escritura II; Teologia Moral I.

3.Cursos de Ministérios Litúrgicos

Os Cursos de Ministérios Litúrgicos, pensados e desenvolvidos em colaboração com o Secretariado Diocesano de Liturgia, fornecem àqueles que os frequentam as competências necessárias para o exercício dos ministérios e serviços no âmbito da liturgia. No seguimento dos anos anteriores, estão previstos os seguintes cursos:

- O Curso de Acólitos, que forma para o serviço litúrgico do altar e do presidente na celebração da Eucaristia e dos outros sacramentos e sacramentais e integra as seguintes disciplinas: Arte e Liturgia; Cerimonial; História da Salvação; Liturgia; Movimento e Expressão Corporal; Simbólica Litúrgica.

- O Curso de Leitores, que forma para o serviço litúrgico da Palavra e integra as seguintes disciplinas: Arte de Dizer; História da Salvação; Leccionário; Leitura em Coro; Liturgia; Sagrada Escritura; Proclamação Litúrgica.

- O Curso de Música Litúrgica, que forma para o serviço litúrgico de canto e música (organistas, directores de coro e de assembleia, salmistas, cantores...) e se desdobra no Curso Preparatório, no Curso de Salmistas e no Curso Geral. O Curso Preparatório visa proporcional aos candidatos as habilitações indispensáveis para poderem frequentar com aproveitamento o Curso Geral e integra as disciplinas de Canto; Coro; Formação Musical e Piano. O plano de estudos do Curso de Salmistas é constituído pelas disciplinas de Arte de Dizer; Canto; Coro; Formação Musical; História da Salvação; Instrumento de Tecla; Liturgia e Proclamação Litúrgica. No Curso Geral são leccionadas as disciplinas de Coro; Direcção Coral; História da Música Sacra; História da Salvação; Harmonia; Liturgia e Órgão.

Estes cursos, de duração trienal, são leccionados aos sábados de manhã (leitores e acólitos) e também de tarde (música litúrgica). O calendário e horário das aulas individuais são estabelecidos de acordo com as disponibilidades dos professores e dos alunos.

Mais informações podem ser obtidas nos prospectos enviados para as paróquias e comunidades cristãs, na Secretaria do CCC no horário indicado para as inscrições ou em http://www.ccc.diocese-porto.pt/.

Webmaster|2010-06-29|00:23:04|AE




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |