Guarda: Jornadas do clero refletem sobre a Catequese

"Repensar a catequese de infância e adolescência" é o tema das jornadas de formação do Clero que a diocese da Guarda promove nos dias 20 e 21 de janeiro no seminário daquela diocese.

Num ano em que o "programa pastoral para a diocese se centra na renovação das formas de evangelização e catequese, tomando como ponto de partida a constituição Dei Verbum, do Concílio Vaticano II" o bispo da Guarda, D. Manuel Felício assinala as "crescentes dificuldades" na organização da catequese da infância e adolescência, entre as formas de evangelização "aquela que tem mais forte tradição nas comunidades", por isso pretendem "dedicar-lhes atenção" durante este ano.

As jornadas tem início pelas 10h00 desta terça-feira e são orientadas pelos diretores do serviço diocesano da catequese da infância e adolescência das dioceses de Portalegre e Castelo Branco e de Vila Real, respetivamente os padres José António Ribeiro Gonçalves e Manuel Queirós da Costa.

No primeiro dia os sacerdotes vão refletir sobre dois temas: "Repensar a iniciação cristã hoje: as possibilidades e as dificuldades na realidade social e eclesial específica das nossas dioceses, com fortes marcas de interioridade" e "Experiências que se fazem em Portugal, ensaiando novos caminhos da iniciação".

Na tarde deste primeiro dia os conferencistas vão introduzir os trabalhos práticos para se "analisar o que é viável na realidade social e eclesial que temos", explica um comunicado disponibilizado na página de internet da Diocese da Guarda.

No dia 21 as jornadas serão marcadas pela conferência "A catequese ao serviço da Palavra" que vai incidir sobre a "importância do encontro com a Palavra de Deus" para os catequistas, a preparação das catequeses e formas de iniciação à leitura da Bíblia "adaptadas a crianças e adolescentes".

A tarde de quarta-feira o clero vai escutar uma conferência sobre o ministério ordenado e a catequese.

A formação terminará pelas 16h00 com a eucaristia e uma celebração inserida na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades