EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

«Catequeses sobre o Ano Sacerdotal»

Caros Catequistas da Infância e da Adolescência:

É com o maior gosto que disponibilizamos este pequeno conjunto de Catequeses sobre o Ano Sacerdotal, que celebramos até ao próximo mês de Junho.  

Agora que, na maior parte dos casos, já tereis trabalhado com os vossos grupos a grande parte dos conteúdos e estratégias dos 1º e 2º Blocos dos respectivos Catecismos, seria oportuno que pudésseis programar uma ou duas catequeses sobre o Sacerdócio e, no caso dos adolescentes, também sobre a Vocação Sacerdotal do Povo de Deus. É importante que as crianças e os adolescentes em formação possam compreender o que é a vocação, o que ela significa, para todos nós, numa perspectiva cristã, e também que reflictam sobre a vocação específica para o Sacerdócio, tal como o Santo Padre nos pediu. É no seio das famílias e das comunidades de fé que se estruturam as vocações em geral, e também aquelas que supõem uma entrega radical ao serviço da Igreja e da Palavra. Dêmo-las, pois, a conhecer àqueles que nos estão confiados, confiantes, também, de que o Senhor falará ao coração e à reflexão de cada um, cientes de que nos corresponde a nós contribuir para a preparação do seu exercício particular de discernimento.

Estas catequeses que vos enviamos destinam-se aos catequizandos da 2ª e 3ª fases da infância e aos da adolescência. Para a 1ªfase da infância propomos-vos que utilizem a catequese sobre o Sacramento da Ordem que está integrada no 3º Catecismo, «Padres para Servir». E, em termos mais gerais, esta mesma catequese será útil para todos os catequistas pois propõe que a catequese seja preparada e implementada em conjunto com um sacerdote, porventura, o vosso Pároco. A presença e o testemunho directo do sacerdote são tão importantes e educativos que não hesiteis em conseguir a sua cooperação, mesmo que seja necessário juntar grupos, mudar horários e preparar todas aquelas adaptações que tão bem sabeis fazer em função de uma Catequese bem pensada, bem preparada, bem vivida!

Assim, este contributo, preparado pelo Rev.P.João Alves e a Dr.ª Maria Luísa Boléo, conforma o nosso muito pessoal voto de que continueis a viver com a alegria e esperança da Ressurreição estas últimas semanas de Catequese. E que elas possam ser, para cada um de vós, Catequistas, e para as vossas crianças e adolescentes, uma experiência continuada de conversão e renovação da fé tão necessárias no testemunho de uma conversa sobre a nossa vocação cristã, sempre motivadas pela promessa de Salvação que o Senhor nos oferece. Que excelente modo de preparar as celebrações e Festas que se aproximam!

Confiante de que viveis essa vocação na Catequese, com o melhor do vosso esforço, da vossa vontade e do vosso amor, vos envio um abraço amigo, com votos de que o Senhor vos acompanhe e assista nos vossos esforços, dificuldades e imensos sucessos.

Cristina Sá Carvalho
SNEC - Departamento de Catequese»

Webmaster|2010-04-24|07:35:17




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |