Algarve: Curso de Iniciação

Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve iniciou no passado fim de semana o Curso de Iniciação para catequistas que irá ter continuidade nos dias 26 e 27 deste mês.

m a participação de cerca de 80 catequistas, a iniciativa, destinada àqueles colaboradores de todas as paróquias do Algarve, decorre no Centro Paroquial e Social de Loulé.

A irmã Josefina Teixeira, responsável pelo Setor Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência (SDCIA) adiantou ao Folha do Domingo que foram os próprios catequistas a pedir formação básica.

Também o padre Flávio Martins, diretor do Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve que inclui o SDCIA, sustentou que o curso foi este ano realizado a nível diocesano e não por zonas como era habitual, procurando reforçar mais a “realidade eclesial e diocesana”.

Durante sábado e domingo, a formação contou com a apresentação de diversos temas que visaram sobretudo a abordagem ao perfil do catequista e aos documentos da Igreja sobre a catequese, concretamente o Diretório Catequético Geral (1971), as exortações apostólicas “Evangeli Nuntiandii” (1975), de Paulo VI, e “Catechesi Tradendae” (1979), de João Paulo II, e o Diretório Geral da Catequese (1997).

“A realidade da nossa catequese” e o “Acolhimento” foram os temas apresentados por Martha Soares, da equipa do SDCIA, da qual faz igualmente parte Rita Chaves que apresentou o tema “Como catequizava Jesus”. A irmã Josefina Teixeira apresentou os temas “O que diz a Igreja acerca da Catequese” e “O que anuncia a Catequese”, o padre Flávio Martins explicou “Quem é o Catequista” e o diácono Jesus Ejocha foi convidado debruçar-se sobre a “A Bíblia, sua constituição e importância na Catequese”.

O SDCIA pondera realizar ainda outro curso de iniciação neste ano pastoral de 2013/2014, uma vez que a distância terá impossibilitado os catequistas de mais longe de participarem neste, em Loulé.

No próximo dia 25 deste mês, tem início o segundo ano do Curso Geral para catequistas que terá lugar no Seminário de São José, em Faro, prolongando-se até dia 21 de fevereiro.

Samuel Mendonça|Folha de Domingo



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades