JNC2013: IL Credo, um projeto de Nova Evangelização em Ano da Fé

Em ano da Fé a Conferência Episcopal Italiana, em parceria com a editora PARDES, editou um pequeno filme “de Arte e Nova Evangelização”, intitulado “IL Credo” [NDR: O Credo]

Na génese deste projeto Marco Tibaldi professor de Filosofia e de teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia de Bolonha.

Apresentamos uma pequena entrevista que o autor concedeu ao www.educris.com durante o Congresso Internacional da Catequese que decorreu em Roma de 26 a 28 de setembro.

www.educris.com: Marco, muito obrigado por nos receber. Como surgiu a ideia de fazer um Filme de Arte e Nova Evangelização?

Marco Tibaldi: Há anos que me ocupo com as questões da Nova Evangelização. Tenho estado particularmente atento às linguagens para atrair e provocar curiosidade nas pessoas. Ao conhecer o realizador desta obra apercebi-me de novas linguagens que, antigamente, não conhecia. Assim surgiu a ideia.  

 www.educris.com: Entre si e o realizador foi claro, desde a primeira hora, a abordagem a fazer para produzir um Filme que mostra-se o Credo cristão?

Marco Tibaldi: Sim. Houve muita sintonia e harmonia desde a primeira hora. O realizador respeitou muito os conteúdos que eu lhe fui dando. Por outro lado eu procurei, sempre aceitar o seu modo de recontar o Credo. Esta obra, penso eu, é particularmente sensível à própria Biblia porque é simples e retoma os símbolos primários da Fé em Jesus.

www.educris.com: O filme recupera muitos dos símbolos dos primeiros Cristãos. Pode explicar-nos, em poucas palavras, o significado da simbólica presente nesta obra?

Marco Tibaldi: A maioria dos símbolos que estão no filme procedem da arte Paleocristã e da mentalidade Bíblica dos salmos. Aqui podemos contemplar o hoje à luz de Deus como fez Jesus com as parábolas, olhando a vida, a natureza e o trabalho humano com os olhos de Deus.

 www.educris.com: O Filme apresenta-nos uma Trindade feminina. Não é muito comum apresentarmos Deus transcendente como feminino. Como surgiu a ideia?

Marco Tibaldi: as três mulheres que representam a Trindade foram inspiradas num ícone famoso de Rublev. Ali aparecem os três seres que visitam Abraão. O catecismo afirma que essa imagem, que se encontra contada na história do encontro destes personagens com Abrãao, mostra a intimidade entre Deus e o Homem. As mulheres encarnam melhor esta mesma ideia.

www.educris.com: Este filme é um primeiro anúncio ou necessita de uma catequese para o explicar?

Marco Tibaldi: Este é um filme que precisa de explicação. Hoje não estamos familiarizados com a linguagem simbólica. Por outro aldo todas as Obras de arte despertam a curiosidade e provocam, inevitavelmente, a reflexão.

www.educris.com: Como tem sido as reacções do Filme dentro da Igreja Italiana?

 Marco Tibaldi: É curiosa esta pergunta. No início muitos ficaram perplexos antes da explicação que fomos dando. Estas explicações foram, no geral, muito apreciadas. No entanto existem algumas franjas dentro da Igreja que continuam a não perceber…

 www.educris.com: Como reagem os não crentes a este Filme de Arte?

Marco Tibaldi: Muito bem! Os não crentes tem apreciado grandemente o esforço da Igreja em comunicar de uma nova maneira.

www.educris.com: Dentro de poucos dias a editora PARDES vai estrear um novo filme. Do que fala esta nova pelicula?

Marco Tibaldi: Estamos a trabalhar para que se pareça, em estilo, com esta primeira obra. Vamos olhar os Dez mandamentos e a sua reinterpretação por Jesus. Haverá mais personagens e alguns artistas da arte circense para torna-lo ainda mais rico e espectacular.

www.educris.com: Depois de criarem dois filmes o que se segue?

Marco Tibaldi: Estamos já a trabalhar num novo filme sobre o livro dos Cânticos dos cânticos que será estreado no Congresso Mundial das Famílias em 2015. Depois disso temos me projeto criar uma nova pelicula sobre o Pai Nosso.

 

Breve Biografia de Marco Tibaldi

Nasceu em 1961 numa cidade perto de Bolonha, Itália. É casado com Daniela e tem quatro filhos. Ensina Filosofia e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia de Bolonha. Faz parte da Comissão de Catecumenato para Adultos da Conferencia Episcopal Italiana e tem interesse na área da Nova Evangelização.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades