JNC2013: "Alegro-me que sejais testemunhas das vossas comunidades"

“Hoje é dia de alegria porque ao estardes aqui representais as vossas comunidades e por isso elas estão também presentes nas Jornadas Nacionais de Catequistas (JNC)”. As palavras são do Diácono Acácio Lopes, director do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) na sessão de abertura das JNC 2013.

Na ocasião o director do SNEC alegrou-se por “praticamente termos iniciado a semana nacional com a presença em Roma no Congresso Internacional de Catequese” e recordou como “esse congresso abriu perspetivas e um modo particular de olharmos para a nossa missão”. Em Ano da Fé as “JNC dedicam-se particularmente à vivência, testemunho e transmissão da fé”.

Portugal: Aqui também se faz catequese

A directora do departamento de Catequese do SNEC, Cristina Sá Carvalho, destacou a “oportunidade de em Roma” se ter tido a oportunidade “ de perceber o que se vai fazendo no mundo nesta área da catequese”. Para Cristina Sá Carvalho “o facto de estarmos numa ponta da Europa” torna-nos, muitas vezes, “incapazes de contemplar o que se vai fazendo além-fronteiras”. Este Congresso Internacional propiciou “o contacto com outras realidades catequéticas e confirmou a ideia de que também em Portugal se faz caminho válido na catequese”. No final da sua intervenção a directora da Catequese do SNEC afirmou que se “se faz caminho válido” isso, deve-se em grande medida “ao forte testemunho de fé dos catequistas portugueses”.

A noite ficou marcada pela visualização da catequese do Papa Francisco proferida em Roma aquando do Congresso Internacional da Catequese.

2º dia das JNC2013

O segundo dia das JNC2013 vai ser marcado pela apresentação do recurso catequético “Catequeses da Fé” que será trazido aos catequistas pelo padre José Henrique Pedrosa. Pelas 12h15 a Capela da morte de Jesus, no Santuário de Fátima, recebe a eucaristia para todos os catequistas. Da parte da tarde os catequistas vão dividir-se em atelier’s de formação e trabalho subordinados ao tema: “Como orientar as Catequeses da Fé”; “O Despertar Religioso” e a “Catequese Familiar”, projeto que vai já para o terceiro ano de funcionamento e conta já com mais de quinhentas famílias em caminho em todo o país.

 

Acompanhe as Jornadas em www.facebook.com/educris.pt



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades