CIC: Dia de hoje marcado pela visita do Papa

No segundo dia do Congresso Internacional da Catequese (CIC) a sala Paulo VI e os mais de 1600 catequistas do mundo inteiro vão receber a visita e as palavras do papa Francisco ao final da tarde.

 

No dia de ontem, e durante a homilia na casa de Santa Marta no estado do vaticano, o Papa parece ter-se já imbuído do espírito do Congresso ao afirmar que “não é possível conhecer Jesus, sem ter problemas. Atrevo a dizer que, se quiseres ter um problema, estás no caminho para encontrar Jesus, mas não um, terás muitos! Mas esta é a maneira de conhecer Jesus, porque não se pode conhecer Jesus na primeira classe ".

Na ocasião o Romano Pontifice observou que “Jesus conhece-se com o andar de todos os dias. Não se conhece Jesus na tranquilidade, nem sequer na biblioteca”. Claro, acrescentou, “que se pode conhecer jesus no catecismo porque este nos ensina muitas coisas sobre Jesus” razão pela qual “o devemos estudar e aprender dele”.

Durante a sua intervenção o Papa Francisco deixou a questão: “Quantos são aqueles que leram o Catecismo da Igreja Católica desde que ele foi publicado há mais de 20 anos? Há que conhecer Jesus no Catecismo mas não é suficiente conhecê-lo apenas com a inteligência; este é apenas um dos passos”, disse.

Para o Papa “conhece-se Jesus verdadeiramente no diálogo com Ele, falando com Ele na oração, de joelhos. Se tu não rezas, se não falas com jesus não o podes conhecer. Sabes coisas sobre Jesus, estudas o Catecismo e ficas as conhecer Jesus com o coração na oração, em diálogo com Ele. Isto ajuda-nos bastante mas não é suficiente. Há um terceiro caminho para conhecer Jesus: é o caminho do seguimento. Andar com Ele, caminhar com Ele. Conhecer Jesus com a linguagem da acção”, concluiu numa alusão que pode ser entendida, por todos aqueles que participam no CIC, como o caminho que Jesus faz com os discípulos de Emaús e que vai marcando o ritmo deste Congresso em Roma.

Consulte todo o programa do Congresso Internacional da Catequese

Veja as fotografias  e acompanhe todas as incidências dentro da Sala Paulo VI em www.facebook.com/educris.pt



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades