CIC: “O catequista, testemunha da fé”

“A necessidade de recuperar a «unidade profunda entre o ato com que se crê e os conteúdos a que damos o nosso assentimento”, a fim de “promover e formar catequistas capazes de responder aos desafios do tempo presente”,  de modo a que “possam dar um testemunho capaz de causar, na comunidade cristã, um dinamismo que torne possível a proposta do Deus de Jesus Cristo ao homem de hoje” são alguns dos objectivos que vão reunir em Roma, de 26 a 28 de setembro, o Congresso Internacional da Catequese (CIC).

Desenvolvimento temático

O Congresso deseja colocar o ícone do encontro do Ressuscitado com os discípulos de Emaús como paradigma da nossa história de crentes. A catequese e o catequista são instrumentos que tornam mais fecundo o encontro com o Senhor e que iluminam a decisão de O seguir.

A dinâmica do dom e do acolhimento da Revelação será aprofundada no primeiro dia do Congresso. Deus procura sempre o homem, a ele se revela chamando-o a corresponder livremente a este dom (Primeira conferência). A Igreja, primeiro sujeito da fé, é a família daqueles que abriram as portas das suas vidas a Deus, que primeiro os procurou (Segunda conferência).

Na fé da comunidade cristã, o crente é chamado a aprofundar e a renovar todos os dias a própria adesão pessoal a Cristo, fazendo memória da acção de Deus na sua vida, para viver de uma maneira nova o presente e abrir-se a um futuro de esperança. Ocorre, por isso, que ele seja capaz de renovar diariamente a sua confiança em Deus (Terceira conferência), descobrindo a riqueza e a vitalidade dos conteúdos da fé, que são o património fundamental para um testemunho capaz de responder às exigências do tempo presente (Quarta conferência).

Após os trabalhos desta reflexão, na tarde do segundo dia, haverá espaço para algumas comunicações com o intuito de dar critérios de discernimento sobre algumas problemáticas decisivas actualmente, a fim de propor uma adequada formação do catequista, chamado a realizar não uma proposta cristã genérica, mas uma comunicação capaz de apoiar e de dar razões sólidas a quantos desejam seguir Jesus.

A comunidade cristã, anunciando e testemunhando a verdade do Evangelho, indica à humanidade a verdade do homem e da história. A catequese exprime a solicitude da Igreja para com o homem contemporâneo, principalmente convidando-o a colocar explicitamente a questão da verdade que, muitas vezes, está adormecida no seu coração (Quinta conferência).

Programa Completo

Quinta-feira, dia 26 de Setembro de 2013

15h30 - Saudação inicial por Octavio RUIZ ARENAS, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

15h45 - VISIONAÇÃO DO FILME CREDO. Vídeo de arte e nova evangelização

O vídeo, com a duração de 15 minutos, é uma catequese narrativa que, através da linguagem simbólica, convida a reflectir sobre o Credo, dando espaço sobretudo à música e às imagens

16h00 - Introdução ao Congresso

- A catequese no contexto da Nova Evangelização, por Rino FISICHELLA, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

16h30 – “lectio Divina” (Os discípulos de Emaús [Lc 24,13-35]), por  Bruna COSTACURTA, diretora do departamento de Teologia Bíblica da Pontifícia Universidade Gregoriana  em Roma

17h00 - “Deus procura o homem e revela-se”, por  Petroc WILLEY, Deputy Director junto do Maryvale Institute (Birmingham, Reino Unido)

17h45 - “A Igreja primeiro sujeito da fé”, Manuel José JIMÉNEZ RODRÍGUEZ, Capelão da Universidade Nacional de Colômbia e Assessor do Departamento de Catequese da Conferência Episcopal Colombiana (Bogotá, Colômbia)

Sexta-feira, dia 27 de Setembro de 2013

10h00 - Oração inicial

10h15 -  “Memoria fidei”: o dinamismo do acto de Fé (memória, evento, profecia), por Pierangelo SEQUERI, Decano da Faculdade de Teologia da Itália Setentrional (Milão, Itália)

11h30 -  Entre “traditio” e “redditio”. O nosso “sim” a Deus, por Robert DODARO, O.S.A., Decano do Institutum Patristicum Augustinianum da Pontifícia Universidade Lateranense (Roma)

15h30 -  COMUNICAÇÕES

- Credibilidade da fé: a relação entre fé e razão na transmissão da fé, por  Krzysztof KAUCHA, Docente de Teologia fundamental na Universidade Católica de Lublino (Polónia)

- Para uma pedagogia do acto de fé, por  Jem SULLIVAN, Docente de Catequética na Pontificia Faculdade da Imaculada Conceição da Dominican House of Studies (Washington, DC, USA)

- No rio da “Traditio Verbi”: a harmonia entre Escritura, Tradição e Magistério, por Alberto FRANZINI, Pároco (Cremona, Itália)

- Recepção do Catecismo da Igreja Católica na catequese. Experiências e critérios para uma plena receção, por Joël MOLINARIO, Teólogo e Director adjunto do Instituto Superior de Pastoral Catequética (Paris, França)

17h00 – catequese dada pelo Papa Francisco

sábado, dia 28 de Setembro de 2013

8h30 -  Celebração da Santa Missa e Professio fidei, na Basílica de S. Pedro – Altar da Cátedra

10h00 -  Oração inicial

10h15 -  “A diaconia da verdade como expressão da comunidade eclesial”, por Javier SALINAS VIÑAL, Bispo de Maiorca e Membro do Conselho Internacional para a Catequese (Espanha)

11h30 -  Conclusões, por Octavio RUIZ ARENAS, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

 

Peregrinação dos Catequistas

28 – 29 de Setembro de 2013

SÁBADO, 28 DE SETEMBRO

9h30 - Catequese por áreas linguísticas nalgumas igrejas da cidade de Roma seguida de Celebração da Santa Missa (na mesma igreja).

12h00 – 17h00  - Peregrinação ao túmulo do Apóstolo Pedro

DOMINGO, 29 DE SETEMBRO

Na Praça de S. Pedro

10h30  - Missa na Praça de São Pedro presidida pelo papa Francisco

 

A presença de Portugal durante o Congresso Internacional de Catequese

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) faz-se representar no Congresso internacional pelo seu presidentes, D. António Francisco dos Santos e por 32 peregrinos ligados à catequese de todas as dioceses do país.

Durante os dias do Congresso siga todas as incidências do mesmo em www.facebook.com/educris.pt 

 Leia a entrevista que o presidente da CEECDF  concedeu ao www.educris.com no início deste Congresso Internacional.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades