EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

“Evangelizar” na Guarda

Reinventar o tradicional Fórum Juvenil, fazer parcerias com o Departamento da Catequese da Infância e Adolescência, e utilizar este modelo seguido pelos salesianos nos últimos três anos, é a grande desafio do programa pastoral do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda (DPJG), que vai reunir em Fórum Diocesano, no dia 7 de Novembro. Trata-se de uma parceria inédita entre o DPJG, o Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) e o Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SEDEC), (Pastoral Juvenil, Pastoral Vocacional e Catequese de Infância e Adolescência), da Diocese da Guarda. O SEDC tem, inclusivamente, marcado, para o mesmo dia, o encontro anual dos catequistas, apelidado de Dia Diocesano do Catequista.

O padre Jorge Castela, responsável do DPJG, explica: "esperamos desta forma chegar a mais agentes de pastoral da diocese da Guarda, contribuindo para o enriquecimento pastoral dos nossos mais directos colaboradores. E acrescenta: "Além disso, esta iniciativa vai de encontro ao projecto de D. Manuel Felício, que pretende dentro de alguns anos, levar a cabo na diocese uma Missão para a Nova Evangelização".

Este responsável acredita que "este será um meio elementar nesta preparação e contribuirá para uma pastoral diocesana mais organizada e dirigida".

Para preparar o Fórum Diocesano "Evangelizar", que se realizará no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, no dia 7 de Novembro, quatro elementos do Departamento da Pastoral Juvenil (DPJG) e do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) da Diocese da Guarda, participaram na "3ª Forma(a)cão" promovida pelos Salesianos, no Colégio dos Órfãos, na cidade do Porto, no dia 5 de Outubro..

A iniciativa contou com mais de seiscentos e cinquenta agentes de pastoral juvenil, vocacional e catequistas e serviu para aprofundar diversas temáticas relacionadas com pastoral juvenil e vocacional, e Catequese.

O esquema desta acção de formação foi semelhante ao dos anos anteriores, iniciativas que têm vindo a juntar cada vez mais elementos. Na parte da manhã, logo para começar, todos se reuniram no pavilhão desportivo para escutar as palavras de boas vindas, aprofundar a temática da necessidade de formação e compreender quais os workshops escolhidos pela organização este ano.

Depois disso, as centenas de participantes tiveram a oportunidade de participar em três workshops escolhidos livremente por cada um. Cada sessão teve a duração de 75 minutos. Antes de almoço houve apenas tempo para uma sessão de cada um dos vinte e seis workshops propostos. Apesar da multidão imensa que tinha senha para almoço, todos tiveram tempo para recuperar forças para a tarde de trabalhos, que se iniciou com a apresentação do novo trabalho discográfico do Pe. Tarcísio (sdb), intitulado "Um só Senhor". Seguiram-se mais duas sessões de cada workshop e encerram-se os trabalhos ao fim da tarde, com palavras de incentivo ao trabalho pastoral em cada comunidade, dirigidas pelo provincial salesiano e pelo Pe. Rui Alberto, grande mentor deste projecto.

Webmaster|2009-10-23|12:36:25|Jornal da Guarda




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |