EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

VI Fórum Nacional das Vocações acontece em Fátima

Renovar a mensagem vocacional aos jovens; propor a pastoral vocacional como opção educativa das comunidades educativas da fé; desenvolver e alargar a proposta vocacional dos itinerários educativos são os grandes os objectivos do VI Fórum Nacional. Com o tema «Ide e anunciai o Evangelho da Vocação», esta iniciativa terá como orador José Luis Moral, professor de Teologia Prática (Pastoral Juvenil) na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma. O Pe. António Jorge, do Secretariado da Pastoral das Vocações, Juventude e Ensino Superior de Viseu; Isabel Azevedo, do Secretariado da Catequese do Porto; Pe. Pablo Lima, do Departamento Nacional da Juventude; a Irmã Idalina Faneca das Escolas Católicas; e Dimas de Oliveira Pedrinha, do Departamento do Ensino nas Escolas do SNEC, darão também o seu testemunho.

Deste Fórum "sairão com certeza dinamismos e estímulos para uma atenção mais adequada a esta dimensão, desenvolvendo percursos pastorais mais fecundos nos espaços educativos e para um acompanhamento mais personalizado e pró activo aos jovens que sentem o apelo de Deus a uma vida de consagração total" - realça o Pe. Jorge Madureira.

Programa

30 de Outubro

17h30  Acolhimento e Registo dos Participantes 18h30  Abertura: D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro e Presidente da CEVM 19h00  Conferência: Como viver hoje a fé cristã para que esta seja proposta credível? - P. José Luís Moral sdb 21h30  Uma pastoral unitária não é uma estratégia, é um acto e um facto da Igreja Testemunho do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Ensino Superior de Viseu (P. António Jorge) O evangelho da vocação sacerdotal: uma prioridade do Ano Sacerdotal Programação da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios  

31 de Outubro

9h00    Oração da Manhã (Igreja da Santíssima Trindade - Capela da Morte do Senhor) 10h00  Conferência: Estabelecer uma "nova aliança" com os jovens! - Pe. José Luís Moral sdb 11h00 Intervalo 11h30  Conferência: "Educar(-se)" reconstruindo com os jovens a fé e a religião - Pe. José Luís Moral sdb 14h30 Painel: A pastoral vocacional como acção educativa. Anunciar a fé como vocação, é possível? Partilha de um Secretariado da Catequese (Isabel Azevedo), da Juventude (P. Pablo Lima), das Escolas Católicas (Irmã Idalina Faneca, S. José de Cluny) e do Ensino nas Escolas (Depart. EMRC - Dimas de Oliveira Pedrinha) sobre as questões suscitadas pelo P. José Luís Moral 15h30  Intervalo 16h00  Diálogo com o conferencista 17h30  Eucaristia (Igreja da Santíssima Trindade - Capela da Morte do Senhor)

Faça o donwload do programa e da ficha de inscrição aqui

Webmaster|2009-10-14|14:04:55




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |