Porto: Plano de Formação do Centro de Cultura Católica

Integrados no plano de formação do Centro de Cultura Católica (CCC), vão decorrer em 2012 dois novos cursos de formação organizados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde: 1) O Curso Acolher Acompanhar, a funcionar pela primeira vez; 2) O Curso de Educação da Sexualidade, que retoma uma proposta já oferecida nos anos anteriores.

Informações e inscrições

As inscrições fazem-se na secretaria do CCC (Rua D. Manuel II, 286, 4050-344 Porto, Tel. 226094639, [email protected] de segunda a sexta-feira, das 15 às 19 h. e aos sábados, das 9 às 13 h. Para o Curso Acolher Acompanhar, as inscrições decorrem até 30 de Dezembro. Para o Curso de Educação da Sexualidade, o prazo prolonga-se até 18 de Fevereiro. Ambos os Cursos têm inscrições limitadas.

Todas as informações podem ser obtidas na secretaria do CCC ou na sua página web (ccc.diocese-porto.pt), a partir da qual também podem ser impressos os boletins de inscrição a entregar pessoalmente ou a enviar pelo correio, juntamente com uma fotografia e a taxa de inscrição.

O CCC e Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, que se juntam na promoção destes Cursos, convictos da sua importância e inovação na resposta aos desafios pastorais, aguardam bom acolhimento por parte da Igreja diocesana.

O Curso Acolher Acompanhar

Este Curso pretende formar agentes pastorais competentes, para acolher e acompanhar pessoas em várias situações de fragilidade e de tomada de decisão. Destina-se a párocos, capelães e diáconos; profissionais de instituições de solidariedade e de saúde; voluntários de paróquias, instituições de solidariedade e de saúde; professores, catequistas e animadores de adolescentes e jovens, e outros agentes pastorais. Inicia-se em 10 de Janeiro, decorrendo o seu período lectivo até Junho, no CCC, em várias terças-feiras, das 21 às 23 horas, e o estágio de Setembro a Dezembro.

O período lectivo desenvolve-se em duas fases. Uma fase teórica com os seguintes conteúdos programáticos e formadores: Antropologia e teologia da hospitalidade (José Pedro Angélico); Acolher e acompanhar com ética (Isabel Ribeiro); Comunicar para acolher e acompanhar (Mário Ferreira); O conceito de relação de ajuda: a empatia e a escuta activa (Cândida Costa); Relação de ajuda: resposta empática e aceitação incondicional (Esmeralda Barreira); Personalizar, confrontar e relação de ajuda como um processo (Tiago Menino); Autenticidade na relação de ajuda pastoral (Mário Ferreira); Limites na relação de ajuda (Tiago Menino). O período lectivo desdobra-se, num segundo momento, em cinco âmbitos de intervenção, com duas sessões por âmbito: Doença e idosos (Mário Ferreira); Família: casal, pais e filhos (Esmeralda Barreira); Morte e luto (Eduardo Carqueja); Crise sócio-económica (Tiago Menino); Adolescentes e jovens (Cândida Costa). Cada formando terá de escolher apenas uma área de intervenção. O Curso encerra-se com um estágio nas comunidades de origem e nos âmbitos de intervenção dos formandos, em processo de auto-avaliação e com quatro encontros plenários de acompanhamento.

 O Curso de Educação da Sexualidade

Este Curso pretende habilitar os participantes para porem em prática, como educadores de adolescentes e jovens, uma educação da sexualidade fundamentada na visão cristã da pessoa. Destina-se sobretudo a catequistas e animadores de grupos de adolescentes e jovens, dirigentes e coordenadores de movimentos juvenis, pais, agentes de pastoral familiar e professores.

O plano curricular é constituído por quatro módulos com os respectivos temas, a leccionar às terças-feiras: Módulo da Componente conceptual (Sexualidade na dimensão da antropologia; Sexualidade: de que falamos?; Educar em sexualidade: que valores?; O educador: que competências?; Abordagem da sexualidade ao adolescente: como fazer?); Módulo da Componente biológica (O ser sexual; A fertilidade); Módulo da Componente psico-afectiva (Ser mulher e ser homem; O sentir e o amar); Módulo da Construção do projecto de vida (A escolha de um projecto de vida; Responsabilidade das escolhas). O Curso encerra em 30 de Junho, sábado, com um Seminário durante todo o dia, que percorre as temáticas dos módulos na apresentação de alguns trabalhos dos formandos.

O Curso decorre de 28 de Fevereiro a 30 de Junho em dez terças-feiras, das 21 às 23 h. e num sábado, das 9 às 18.30 h. Tem a direcção científica e pedagógica de Teresa Tomé Ribeiro e é realizado em parceria com a Casa do Professor – Departamento de Formação, que o credita para efeitos da formação de professores.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades