Catequese de Lisboa propõe «Presépio Laudato Si»

Iniciativa conjunta quer ajudar as famílias a preparar o advento e natal através do digital

O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, em parceria com o Departamento da Pastoral da Família, acaba de lançar a iniciativa «Presépio Laudato Si’».

“Em catequese sempre tivemos dificuldade em propor às famílias, tarefas e atividades para os tempos fortes da liturgia. Esta proposta poe as famílias em caminho para a vivência dos tempos de Advento e de Natal, com base na Encíclica sobre o cuidado da casa comum”, explica ao EDUCRIS o padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese em Lisboa.

Todas as semanas as famílias vão acolher nas suas casas “um pequeno vídeo que conta com a presença de um catequista e de uma família”.

“Todas as quintas-feiras no canal youtube da Catequese de Lisboa e nas redes sociais da Pastoral da Família, o vídeo vai estar disponível com uma proposta para viver estes tempos litúrgicos tomando maior contacto com as temáticas da Laudato Si’”, explicita o responsável.

“Na base desta proposta está o conceito de ecologia integral com o qual se propõe que, em família, se trabalhem os diferentes âmbitos de relação da pessoa com os outros, com Deus e com o mundo criado”.

Todos os vídeos apresentam “uma passagem bíblica que ajuda a iluminar as situações dramáticas apresentadas e convida a atitudes transformadoras”.

O Sector da Catequese d Lisboa quis “trazer às famílias o conceito de ecologia integral presente no documento papal e o modo como o Ser Humano é na multiplicidade das relações”.

“Tudo está interligado. O Ser humano é relação consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus. Todas as semanas um novo desafio que vai culmina na construção de um presépio onde estarão presentes os diferentes âmbitos da relação”, completa o responsável.

Sessão de Apresentação online

O Sector da Catequese de Lisboa vai realizar a apresentação da proposta no próximo dia 18 de novembro, pelas 21h30, na plataforma Teams.

Os interessados devem inscrever-se AQUI

Educris|13.11.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades