Aveiro: Mais de uma centena nas Jornadas Locais das Escolas Católicas

Colégio do Calvão vai acolher nova edição das Jornadas Locais das Escolas Católicas no próximo mês de fevereiro. Iniciativa conta já com mais de uma centena de participantes inscritos.

As Jornadas Locais 2018, da responsabilidade do Departamento das Escolas Católicas (DEC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), acontecem após a realização das I Jornadas Interdiocesanas das Escolas Católicas que decorreram nas dioceses de SetúbalPortoViseu e Leiria-Fátima,cujo balanço é muito positivo:

"Na primeira iniciativa do génro, no ano passado, estivemos em quatro dioceses onde reunimos mais de 600 professores de mais de 100 escolas católicas de todo o país", recorda Elisa Urbano coordenadora nacional do DEC.

Para esta responsável a edição 2018 das Jornadas Locais das Escolas Católicas "acontece naturalmente tendo em conta as avaliações que recebemos da parte dos participantes".

"Dentro desta nossa preocupação de crescer em comunhão para assim irmos discernindo novos caminhos para a escola católica realizar a sua missão, este ano criamos as «Ousadias Júnior», dedicadas aos nossos alunos do 9ºano e que decorrerão em simultâneo com as dos seus docentes".

O tema escolhido, «Semeadores da Esperança» reflete sobre a recente Carta Pastoral da Conferência Episcopal para o setor da Educação Cristã:

"É missão da escola católica que todos os momentos de formação, convívio e partilha, sejam para os nossos educandos verdadeiras experiências de encontro com a Pessoa de Jesus Cristo. Só este encontro pessoal transforma o olhar sobre os outros, sobre o mundo, sobre a vida. Então, estaremos a educar verdadeiros cristãos, construtores de uma sociedade cada vez mais divina porque mais humana", sustena Elisa Urbano.

Em destaque vai ainda estar o recente documento da Congregação para a Educação Católica, «Educar ao Humanismo Solidário - para construir uma civilização do amor».

Esta edição, de 3 de fevereiro de 2018, destina-se às Escolas Católicas das dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda, Lamego, Vila Real e Viseu, e vai realiza-se no Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão.

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF, vai proferir uma pequena palestra para professores e alunos e acompanhará durante o dia as diferentes atividades previstas.

Os mais novos vão contar com as «Ousadias junior» sob a forma de «praystation».

Inscrições:

Aqui

Educris|19.01.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades